Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 25 de Julho de 2024


ENTREVISTA Domingo, 07 de Abril de 2024, 08:26 - A | A

Domingo, 07 de Abril de 2024, 08h:26 - A | A

Entrevista

Preenchimento facial: tire suas dúvidas

Especialista afirma que a escolha de um profissional de confiança é fundamental

Renata Santos Portela
Especial para o Capital News

Acervo Pessoal

Preenchimento facial: tire suas dúvidas

Antes de escolher um profissional, é importante avaliar sua formação, experiência, certificações, afirma especialista

Cada vez mais homens e mulheres estão em busca de uma aparência perfeita e rosto mais harmônico, o preenchimento facial é um recurso para tratar as imperfeições. O tratamento estético é a base de ácido hialurônico, ou, pelo menos, deveria ser.

No início do ano o depoimento de uma balconista de 35 anos viralizou nas redes sociais e deixou muita gente assustada. Mariana Michelini relatou que perdeu parte da boca e do queixo após fazer um preenchimento labial em Matão, município de São Paulo.

A mulher fala que fez o procedimento por meio de permuta e que ao invés da profissional responsável pelo procedimento usar o ácido hialurônico, usou polimetilmetacrilato (PMMA), um produto proibido para esse tipo de técnica, sem que a paciente tivesse conhecimento.

Diante disso, quais cuidados as pessoas precisam tomar e os riscos, o cirurgião plástico Nélio Watanabe Aguilera, bateu um papo com a gente.

Freepik

Preenchimento facial: tire suas dúvidas

Preenchimento facial

1. Capital News: Quais cuidados é preciso ter ao fazer um procedimento estético como preenchimento ou cirurgia plástica?

Nélio Watanabe Aguilera: Ao fazer um procedimento estético, é importante escolher um profissional qualificado e experiente. Além disso, é essencial seguir todas as instruções pré e pós-operatórias para garantir uma recuperação adequada.

2. Capital News: Qualquer pessoa pode fazer esses procedimentos?

Nélio Watanabe Aguilera: Nem todas as pessoas são candidatas ideais para procedimentos estéticos. Antes de realizar qualquer procedimento, é fundamental passar por uma avaliação médica para determinar a viabilidade e segurança do procedimento.

3. Capital News: No caso de preenchimento, quais as contraindicações?

Nélio Watanabe Aguilera: As contraindicações para preenchimento incluem gestantes, lactantes, pessoas com alergia aos componentes da substância utilizada, infecções ativas na região a ser tratada, entre outras.

4. Capital News: Pessoa com doença autoimune é indicado fazer procedimento?

Nélio Watanabe Aguilera: Pessoas com doenças autoimunes devem consultar um médico especialista para avaliar a segurança e viabilidade do procedimento, já que a condição de saúde pode influenciar no resultado e na recuperação.

5. Capital News: O que é ácido hialurônico?

Nélio Watanabe Aguilera: O ácido hialurônico é uma substância naturalmente presente no organismo, responsável por manter a pele hidratada e firme. Nas aplicações estéticas, ele é utilizado para preencher rugas, linhas de expressão e aumentar volume em áreas específicas.

6. Capital News: Recentemente, uma digital influencer perdeu o lábio superior após um procedimento para preenchimento com polimetilmetacrilato (PMMA). O que seria isso e os riscos?

Nélio Watanabe Aguilera: O polimetilmetacrilato (PMMA) é uma substância sintética utilizada em procedimentos de preenchimento. No entanto, seu uso pode apresentar riscos devido a possíveis reações adversas e complicações, como a perda de tecido e deformidades.

7. Capital News: Quais complicações as pessoas podem ter ao fazer uma aplicação inadequada de substância no organismo?

Nélio Watanabe Aguilera: Complicações decorrentes de uma aplicação inadequada de substâncias no organismo podem incluir inflamação, infecção, reações alérgicas, necrose tecidual, entre outras. Por isso, é crucial escolher um profissional qualificado e certificado para realizar o procedimento.

8. Capital News: Muitas pessoas vão pelo preço na hora da escolha de um profissional, mas o que ela precisa avaliar antes de escolher?

Antes de escolher um profissional, é importante avaliar sua formação, experiência, certificações, e principalmente, verificar a qualidade das substâncias utilizadas

Nélio Watanabe Aguilera: Antes de escolher um profissional, é importante avaliar sua formação, experiência, certificações, e principalmente, verificar a qualidade das substâncias utilizadas. O preço não deve ser o único fator considerado na escolha do profissional, pois a segurança e a qualidade dos materiais utilizados são fundamentais.

9. Capital News: O preenchimento labial é irreversível?

Nélio Watanabe Aguilera: O preenchimento labial com ácido hialurônico é reversível, pois a substância pode ser dissolvida por meio de um procedimento específico em caso de insatisfação ou complicações. Espero que essas informações sejam úteis para você! Se precisar de mais alguma coisa, estou à disposição.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS