Dados da Fiems afirmam que o setor industrial fechou o ano de 2015 com 9.185 demissões, dentre os setores que mais levaram a redução de funcionários estão: o setor industrial de extrativismo mineral, de construção civil e de serviços de utilidade pública.
O coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende, diz que é 10º mês consecutivo com redução de postos de trabalho na indústria sul-mato-grossense com saldo negativo de 2.136 vagas. "Só no setor industrial de construção civil foram mais de 3.205 demissões", afirma.
Houve queda nos postos de trabalho no setor de 1,56% em relação a novembro no conjunto das atividades industriais em Mato Grosso do Sul,isto impulsionou a queda de 3º para o 4º maior contingente de trabalhadores no estado, condição que ocorreu pela última vez só em há 9 anos atrás, em 2006.
“Atualmente a atividade industrial corresponde por 19,5% de todo o emprego formal existente em Mato Grosso do Sul”, informou o Coordenador da Unidade de Economia, Estudo e Pesquisa.
Os dados são preocupantes e segundo os especialistas a crise econômica tende a aumentar. No ano de 2015 a taxa de desemprego chegou 6,9% no ano de, segundo a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) realizada pelo IBGE. O contingente de pessoas desocupadas já é de 1,8 milhões no Brasil.