A Ceasa-MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul) registrou um forte aumento na procura por morangos, impulsionado pela popularização da sobremesa “morango do amor”, que viralizou nas redes sociais. A demanda superou até mesmo datas como Páscoa e Dia das Mães.
Na última quinta-feira, a Casa do Morango vendeu cerca de 6 mil caixas da fruta. Segundo o gerente Fernando Higa, o crescimento foi de aproximadamente 50%, com destaque para o público final e supermercados que buscaram o produto diretamente na Ceasa.
Estados como Minas Gerais, São Paulo e os da Região Sul são os principais fornecedores da fruta para a Ceasa-MS. Com o aumento na procura, os preços subiram nas regiões produtoras, elevando também os valores cobrados no comércio local.
Nesta semana, a caixa com quatro bandejas passou a custar, em média, R$ 38, com aumento de até 35% em algumas empresas da Ceasa. Higa explica que o movimento é reflexo direto da alta demanda e da conhecida lei da oferta e procura.
Mesmo com os reajustes, o gerente afirma que comprar direto na Ceasa ainda compensa. A empresa Girelli Comércio, por exemplo, teve os estoques zerados no dia 24, mas já fez novos pedidos para normalizar o abastecimento nos próximos dias.
A vendedora Giselle Tenório também confirmou o impacto do “morango do amor” nas vendas. Segundo ela, a sobremesa virou tendência e gerou um pico de consumo. “Quem sofre é a maçã do amor, que agora ficou em segundo plano”, brinca.