Começou nesta segunda-feira (8) mais uma edição da campanha “Nome Limpo”, da ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande) que oferece descontos aos 107.300 clientes inadimplentes com as lojas para que possam regularizar sua situação e habilitar a novas compras.
Além de limpar o nome dos inadimplentes, a campanha visa também colaborar com as vendas de Natal, para atender às expectativas positivas do comércio, e o que espera o Presidente da Associação Comercial, Luiz Fernando Buainain. Neste ano o numero de empresas que participam da campanha “Nome Limpo” quase dobrou. Em 2009, 65 empresas aderiram, este ano são 101 empresas dispostas a negociar a dívida.
Segundo levantamento da Associação, atualmente há em Campo Grande cem mil pessoas com o nome no banco de dados do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) por causa de alguma dívida. O montante de débitos chega a mais de R$ 55 milhões.
No ano passado, a campanha para resgatar os clientes inadimplentes conseguiu alcançou, aproximadamente, 27 mil pessoas que procuraram as lojas participantes e acertaram as contas. Este ano, o lançamento acontece dia 8 de novembro e o término será 17 de dezembro. A expectativa é de que haja uma recuperação de débitos entre 10 a 20%.
Também durante a campanha será distribuída gratuitamente uma cartilha desenvolvida pelo Movimento de Apoio ao Consumidor que orienta como administrar o orçamento doméstico, regularizar débitos junto ao comércio e pendências junto a bancos e cartórios. O título da cartilha é “Seu maior bem é o seu nome. Cuide dele.”
Procedimento dos consumidores – Inicialmente os clientes inadimplentes devem procurar a sede do SCPC para verificarem a situação das suas dívidas. No SCPC serão informadas, além dos débitos, quais empresas participam da campanha e os procedimentos para negociação.