Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 31 de Julho de 2025


Economia Quarta-feira, 30 de Julho de 2025, 17:48 - A | A

Quarta-feira, 30 de Julho de 2025, 17h:48 - A | A

Confiantes

Confiança do empresário cresce e comércio volta à zona positiva em Campo Grande

ICEC ultrapassa 100 pontos após quatro meses em nível negativo

Viviane Freitas
Capital News

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) de Campo Grande voltou a ultrapassar os 100 pontos em julho, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O índice atingiu 100,3 pontos, uma alta de 2,7% em relação a junho, após quatro meses em queda.

A economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS (IPF/MS), Regiane Dedé de Oliveira, afirmou que a elevação do índice mostra uma importante mudança de percepção. “O ICEC vinha oscilando abaixo da linha de 100 pontos, limite entre o pessimismo e o otimismo. Em julho, o indicador retoma o campo positivo”, disse.

Entre os subíndices que compõem o ICEC, o maior avanço foi do Índice de Condições Atuais, que cresceu 6,3% em comparação a junho. A melhora na avaliação da economia e do desempenho das empresas foi determinante para o resultado.

O Índice de Expectativas também apresentou alta de 1,3%, demonstrando que os comerciantes seguem projetando cenários melhores para os próximos meses. Já o indicador de investimento subiu 2,2%, impulsionado por maior intenção de contratação e aumento do nível de investimento planejado.

Apesar do avanço mensal, o ICEC ainda está 6% abaixo do registrado em julho de 2024, o que demonstra que a recuperação é gradual e requer cautela. Mesmo assim, especialistas consideram o retorno à zona positiva um marco relevante para o comércio da Capital.

Os dados do ICEC de julho foram coletados nos últimos dez dias de junho de 2025, como ocorre em todas as edições mensais da pesquisa.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS