Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 09 de Julho de 2025


Agronegócio Quarta-feira, 09 de Julho de 2025, 18:42 - A | A

Quarta-feira, 09 de Julho de 2025, 18h:42 - A | A

Exportações

África do Sul e Cingapura voltam a comprar frango brasileiro após fim de restrições sanitárias

Com reconhecimento da OMSA, Brasil soma 25 países que retomaram importações após foco de gripe aviária em granja do RS

Elaine Oliveira
Capital News

O frango brasileiro voltou a ser exportado para a África do Sul e Cingapura, segundo informou o Ministério da Agricultura nesta quarta-feira (10). Os dois países suspenderam as restrições temporárias impostas devido ao caso de gripe aviária de alta patogenicidade (H5N1) identificado em uma granja comercial em Montenegro (RS).

Com a reconquista do status sanitário de “livre de gripe aviária em plantel comercial” reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), o número de mercados reabertos ao produto brasileiro chega a 25 países.

Além de África do Sul e Cingapura, também retomaram as compras Argélia, Argentina, Bolívia, Bósnia e Herzegovina, Cuba, Egito, El Salvador, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, Índia, Iraque, Lesoto, Líbia, Marrocos, Mauritânia, Mianmar, Montenegro, Paraguai, República Dominicana, Sri Lanka, Uruguai, Vanuatu e Vietnã.

Restrições ainda mantidas
Por outro lado, dez países seguem com embargo total às exportações avícolas do Brasil: Albânia, Canadá, Chile, China, Macedônia do Norte, Malásia, Paquistão, Peru, Timor-Leste e União Europeia. Os embargos seguem os protocolos sanitários bilaterais firmados com o Brasil.

Outros 17 países, embora não tenham suspendido totalmente as importações, seguem vetando o frango proveniente do Rio Grande do Sul, onde ocorreu o foco da doença. Entre eles estão: Angola, Arábia Saudita, Armênia, Bahrein, Belarus, Casaquistão, Coreia do Sul, Kuwait, México, Namíbia, Omã, Quirguistão, Reino Unido, Rússia, Tajiquistão, Turquia e Ucrânia.

Além disso, Catar e Jordânia restringiram as compras apenas ao município de Montenegro (RS), foco inicial da gripe aviária. O Japão, por sua vez, suspendeu as compras também de Campinápolis (MT) e Santo Antônio da Barra (GO), onde a doença foi detectada em criações de subsistência.

Já seis mercados aplicaram suspensões regionais dentro de um raio de 10 km a partir do foco: Hong Kong, Maurício, Nova Caledônia, São Cristóvão e Nevis, Suriname e Uzbequistão.

Perspectiva positiva
A expectativa do governo brasileiro é de que, com o encerramento oficial do foco e a retomada do status sanitário pela OMSA, novos mercados voltem a importar o frango nacional nas próximas semanas.

O Brasil é líder mundial na exportação de carne de frango, e os embarques do produto são essenciais para a balança comercial e segurança alimentar global, com mais de 150 mercados compradores regulares.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS