Campo Grande Quinta-feira, 16 de Maio de 2024



Cultura e Entretenimento Segunda-feira, 29 de Abril de 2024, 15:24 - A | A

Segunda-feira, 29 de Abril de 2024, 15h:24 - A | A

Três dias de evento

Tradicional Festa da Linguiça de Maracaju terá início na sexta-feira

Dupla de MS, Maria Cecília e Rodolfo, fará show de abertura

Juliana Rezende
Capital News

Bruno Rezende/FCMS

Tradicional Festa da Linguiça de Maracaju terá início nesta sexta-feira

Saborosa, a linguiça é tradição de Maracaju

A Festa da Linguiça de Maracaju já faz parte do calendário oficial de eventos de Mato Grosso do Sul. E este ano, o encontro terá início da próxima sexta-feira, dia 3, seguindo até o domingo. São 29 edições desde o início da festa, inicia em 1994, a partir de um projeto do Rotary Club, que buscava divulgar e valorizar o prato mais famoso de Maracaju.

Apesar de ser sul-mato-grossense, a linguiça foi criada por famílias mineiras com o intuito de conservar os cortes nobres. De acordo com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, por ano, cerca de 30 mil pessoas visitam a festa, realizada no Parque de Exposições de Maracaju. São produzidas cerca de 20 toneladas de linguiça para o consumo e venda in-natura no município.

Por conta da tradição e, a cada ano atrair mais pessoas, incluindo turistas de outros Estados e Países, Maracaju sente o impacto da festa na economia, onde estima-se que a cada real movimentado, outros sete reais circulam na cidade em forma de consumo e em serviços no comércio.

Aliado à gastronomia, o evento conta com shows nacionais, exposição de veículos, máquinas e implementos, parque de diversões, artesanato. A festa é um dos principais eventos turísticos do Estado. O lucro obtido é destinado a entidades assistenciais que prestam algum tipo de serviço para a sociedade. Hospital, Apae, casas de amparo à idosos, crianças e adolescentes, banco de auxílio a cadeirantes são alguns dos segmentos assistidos com recursos do evento.

Rota MS Gastronômica

A Festa da Linguiça de Maracaju faz parte da Rota MS Gastronômica, que tem como objetivo potencializar a vocação natural de cada município, chamando a atenção para suas festas tradicionais. A partir de um cadastro prévio, as festas constarão em calendário anual, com divulgação em todas as mídias governamentais e também por meio de parcerias privadas.

A ideia é que o projeto “Rota MS Gastronômica”, desperte o sul-mato-grossense para seu potencial turístico e cultural. Que se se torne um espaço natural para circulação e divulgação da cultura local, por meio da gastronomia, mas também do esporte, do lazer e do turismo. Contemplará a todo sul-mato-grossense, e a médio prazo, com sustentabilidade econômica, se tornará um importante meio de subsistência para o morador, a partir da demanda local. A Fundação de Cultura vai levar para a abertura da Festa da Linguiça de Maracaju o show com Maria Cecília e Rodolfo, seguido do Grupo Tradição, além de atrações circenses do Circo do Mato.

Bruno Rezende/FCMS

Tradicional Festa da Linguiça de Maracaju terá início nesta sexta-feira

Por ano, cerca de 30 mil pessoas visitam a Festa da Linguiça de Maracaju

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS