Campo Grande Segunda-feira, 29 de Abril de 2024


Viagens Domingo, 18 de Junho de 2023, 14:45 - A | A

Domingo, 18 de Junho de 2023, 14h:45 - A | A

Coluna Viagens

Viagem de carro em segurança: 5 coisas para checar antes de pegar a estrada

Por Amanda Mathias

Da coluna Viagens
Artigo de responsabilidade do autor

iStock

ColunaViagens

..

Viajar é uma das melhores coisas que podemos fazer para aproveitar os momentos de lazer, mas isso deve ser feito com planejamento e responsabilidade para que tudo ocorra bem.

As férias de julho estão chegando, mas, além de arrumar as malas, reservar as acomodações e preparar o roteiro turístico, fazer uma revisão completa no seu carro também deve ser um item obrigatório no seu checklist de viagem.

Quando se trata da segurança da sua família, algumas medidas preventivas devem ser adotadas antes de colocar o pé na estrada. Para te ajudar com isso, listamos os principais quesitos a serem avaliados para que você percorra o trajeto sem preocupações.

Abordaremos aspectos mecânicos do veículo como pneus, faróis, radiador e todos os pontos que você precisa ter atenção. Continue a leitura e veja como se preparar!

1. Pneus e estepe

Problemas relacionados aos pneus foram a causa de mais de 1.000 acidentes nas estradas brasileiras somente em 2021, de acordo com dados do Painel CNT de acidentes de trânsito.

Portanto, verifique a situação de todos os pneus, incluindo o estepe e todas as ferramentas necessárias para fazer a troca, caso necessite. Atente-se a calibragem e profundidade dos sulcos, com pelo menos 1,6 mm – isso garante que não estejam “carecas”.

A má condição pode ocasionar acidentes muito graves, pois diminui a aderência ao solo nos momentos de frenagem e dificulta a direção do automóvel.

2. Nível de água no radiador e de óleo

O óleo evita que as peças sofram com o atrito entre si e os possíveis desgastes, ruídos e aquecimento. Em casos mais graves, a falta do lubrificante pode levar à explosão do motor, um alto risco para o condutor e os passageiros.

Você pode fazer isso por conta própria em uma superfície plana, desligando o carro, pelo menos, 10 minutos antes, para interromper a circulação e retomar o nível original do fluído.

Já a água no radiador é essencial para impedir o superaquecimento do motor. Caso não seja suficiente, as peças podem fundir com as altas temperaturas.

3. Verifique a parte elétrica, como faróis e painel

Checar o funcionamento das luzes e sua regulagem é primordial para os trechos noturnos, para a segurança da sua viagem e dos demais motoristas ao seu lado. Além disso, é obrigatório o uso do farol baixo nas rodovias durante o dia, segundo a Lei n° 14.071/2020.

O painel também precisa estar bem iluminado para que você consiga acompanhar a velocidade, o nível de combustível e todas as informações importantes.

4. A parte mecânica, como alinhamento, balanceamento, suspensão e sistema de frenagem

Alguns barulhos e ruídos devem ser investigados, pois podem ser indicativos de problemas mecânicos desenvolvidos no dia a dia, como buracos, terrenos difíceis e uso contínuo.

O sistema de frenagem precisa ser avaliado por um especialista obrigatoriamente antes de uma viagem. Em 2021, mais de 200 acidentes de trânsito foram motivados por problemas nos freios.

Todos esses quesitos contribuem para a dirigibilidade e a segurança de todos nas estradas.

5. Confira a documentação do veículo

Certifique-se sobre a regularização do veículo e todos os documentos necessários. Não esqueça o documento do veículo, o CRLV, a CNH dentro do prazo de validade, os impostos e todos os documentos pessoais dos passageiros.

Caso o automóvel seja alugado ou seminovo, você pode consultar débitos de veículos, para assegurar que tudo esteja legalmente correto.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS