Campo Grande Segunda-feira, 29 de Abril de 2024


Viagens Domingo, 15 de Outubro de 2023, 14:46 - A | A

Domingo, 15 de Outubro de 2023, 14h:46 - A | A

Coluna Viagens

Turismo pelo Nordeste e Norte brasileiro: confira algumas rotas para viajar de carro

Por Amanda Mathias

Da coluna Viagens
Artigo de responsabilidade do autor

Palco de belíssimas paisagens naturais, pegar estrada pelo Nordeste brasileiro pode proporcionar algumas experiências inesquecíveis

iStock

ColunaVeículos

..

O Nordeste brasileiro é famoso pelas suas belíssimas praias, sendo um dos destinos turísticos mais populares do país. Contudo, a região também se destaca em viagens na estrada, possibilitando aos turistas conhecer várias das suas paisagens mais marcantes em diversos biomas, incluindo rios, montanhas e uma fauna sem igual.

Quando o assunto é road trip no Nordeste, existem algumas rotas obrigatórias para se incluir no roteiro de viagem. Abaixo, separamos as melhores experiências disponíveis nas estradas nordestinas. Confira:

Rota Ecológica de Alagoas

O estado de Alagoas é palco de uma das rotas mais populares entre os turistas. A chamada Rota Ecológica (ou Costa dos Corais) traz mais de 40 km de praias, começando na Barra de Camaragibe e terminando no município de Japaratinga. O ponto de partida fica em Maceió, onde é possível pegar a estrada para Camaragibe, enquanto passa por diversos vilarejos e fazendas.

O trajeto é dividido em três etapas. O primeiro é a parte mais fácil do passeio, com estradas asfaltadas até o Porto das Pedras. Nesse ponto, será necessário pegar uma balsa no Rio Manguaba, fazendo a conexão até Japaratinga. Na última parte da viagem, será preciso encarar estradas de barro, então um carro 4X4 é mais adequado para o desafio.

Lençóis Maranhenses

Para quem estiver em São Luís do Maranhão ou em suas redondezas, é possível fazer uma road trip pelos Lençóis Maranhenses, que ficam a 250 km da capital. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses possui 155 mil hectares de areia bem branca e uma infinidade de lagoas formadas pela chuva.

O parque engloba os circuitos da Lagoa Azul, da Lagoa Bonita e do Canto de Atins, além de vilarejos de pescadores. Caso ainda não seja o suficiente, ainda é possível visitar o Parque Nacional da Chapada das Mesas, que fica a três horas dos Lençóis Maranhenses. O lugar mistura três biomas diferentes e é palco de diversas cachoeiras, sendo a forma perfeita de completar esse passeio.

Mosqueiro

A 70 quilômetros de Belém, capital do Pará, fica a ilha de Mosqueiro, um lugar paradisíaco com 15 praias para se desfrutar. A viagem começa em Belém, onde deve-se pegar a estrada para Ananindeua e depois Marituba. Ao chegar em Benevides, deve ser feito um desvio para Santa Bárbara, onde fica o caminho para a ponte de Mosqueiro.

Quem for paraense nativo e não possuir veículo próprio ainda tem a possibilidade de procurar por carros seminovos em Ananindeua, município que fica no caminho para a ilha de Mosqueiro.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS