Campo Grande Segunda-feira, 29 de Abril de 2024


Viagens Domingo, 10 de Setembro de 2023, 15:42 - A | A

Domingo, 10 de Setembro de 2023, 15h:42 - A | A

Coluna Viagens

Jorge Amado e Ilhéus: conheça essa bela cidade do litoral da Bahia que carrega uma história com o escritor

Por Amanda Mathias

Da coluna Viagens
Artigo de responsabilidade do autor

Cidade adotada pelo escritor tem diversas opções de passeio

iStock

ColunaViagens

..

O fim do inverno está próximo. Nisso, muitas pessoas podem procurar destinos específicos para viajar quando a estação mudar. A grande maioria dos brasileiros gosta, por si só, de praia. Por isso, existe um destino imperdível: Ilhéus, na Bahia. Mas se engana quem pensa que curtir um banho de mar é a única coisa a se fazer: há outras diversas atrações.

Existe uma curiosidade a respeito de Ilhéus que muitos podem não saber; o município foi adotado por Jorge Amado. Por mais que ele, que é um dos escritores mais famosos do Brasil, tenha nascido em Itabuna, ele passou a infância e cresceu em Ilhéus. E essa ligação tem muito o que oferecer para os turistas.

Relação de amor entre Jorge e Ilhéus

Existem algumas obras inesquecíveis e que ficarão para sempre na memória das pessoas: São Jorge de Ilhéus (1944), Gabriela, cravo e canela (1958) e Terras do Sem Fim (1942). Essas são algumas que, além do sucesso, destacam os principais pontos turísticos da cidade baiana. Mas essa linda relação não está apenas nos livros. Um passeio pode ser feito para extrair o máximo de história que o litoral pode oferecer, e o começo é onde realmente foi o ponto de partida.

A casa na qual Jorge Amado viveu por anos se transformou e hoje é um centro cultural. O passeio é guiado por um profissional que mostra os cômodos da residência, e algumas peculiaridades do escritor também são reveladas para os visitantes. Vale destacar que existem elementos originais que foram preservados, como partes do piso, escadas e janelas.

Bem próximo à casa, há um local centenário. O Bar Vesúvio era um local conhecido por ser frequentado por poderosos coronéis que tinham propriedades de cacau há cerca de 80 anos. Dizem que foi lá que Jorge teve inspirações para criar as personagens Gabriela e Nacib.

Devido ao sucesso do livro, o bar ganhou uma fama incrível e passou a ser um dos pontos mais visitados em Ilhéus. Na calçada, também há uma estátua do escritor sentado em um banco de praça.

Como ir para Ilhéus?

São vários os roteiros que integram o circuito Jorge Amado. Ideal para curtir com os amigos, familiares e até em casal. Para visitar, existem diversas formas; de carro, avião ou até de ônibus. Mas lembre-se de olhar o horário de ônibus para Ilhéus para ver qual melhor encaixa. Depois é só fazer as malas e partir.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS