Campo Grande Segunda-feira, 29 de Abril de 2024


Viagens Domingo, 25 de Fevereiro de 2024, 13:47 - A | A

Domingo, 25 de Fevereiro de 2024, 13h:47 - A | A

Coluna Viagens

Descubra Teresina: um convite à história, cultura e natureza pela capital do Piauí

Por Amanda Mathias

Da coluna Viagens
Artigo de responsabilidade do autor

Um guia para turistas e moradores conhecerem as principais atrações da cidade

iStock

ColunaViagens

Cidade de Teresina, no Piauí

Teresina, a cidade mais populosa do Piauí, também é a capital do estado. Localizada a cerca de 350 quilômetros do litoral, a cidade cativa moradores e viajantes com uma mistura de hospitalidade, história e cultura, oferecendo inúmeras atrações.

Conhecida como Cidade Verde, devido à grande quantidade de árvores e áreas verdes pela cidade, Teresina está localizada na região centro-norte do Piauí, às margens do rio Parnaíba. Com o clima bastante quente por todo o ano, a vegetação da cidade proporciona um ambiente agradável durante os passeios pela capital.

Teresina oferece atrações que atendem diversos interesses, desde passeios por locais históricos, igrejas e museus, até opções para desfrutar da gastronomia local e uma vida noturna animada. Algumas das atrações consideradas imperdíveis incluem:

Igreja de São Benedito

Construída em 1917, a Igreja de São Benedito está localizada no centro de Teresina. Sua construção foi uma homenagem ao padroeiro dos negros, que dedicou sua vida à defesa dos menos favorecidos na região. Além disso, a comunidade negra local financiou a construção da igreja, um gesto significativo, uma vez que anteriormente eram proibidos de frequentar outros templos religiosos.

Museu do Piauí

Outro ponto turístico imperdível da cidade, o Museu do Piauí possui uma coleção de peças que narram a história do estado. Situado em um casarão construído em 1859, o local abriga acervo que contém fósseis, móveis, artefatos indígenas e obras de arte.

O museu está aberto de terça a sábado e está localizado no centro de Teresina. Além da exposição permanente, o local oferece palestras, rodas de conversa e uma variedade de outras atividades programadas.

Parque Ambiental Encontro dos Rios

Local visitado por turistas e moradores, o Parque Ambiental Encontro dos Rios é o cenário do encontro dos rios Parnaíba e Poti. Com uma extensa área verde, o parque oferece a oportunidade de se conectar com a natureza por meio de passeios e visitas aos mirantes.

Além disso, os visitantes podem desfrutar de um restaurante flutuante com pratos da gastronomia local, conhecer lojas de artesanato regional e aproveitar um espaço dedicado à pesca.

Mirante da Ponte Estaiada

Com uma vista panorâmica de 360º da cidade, o mirante da ponte estaiada é uma das atrações mais procuradas por visitantes e moradores em Teresina. Além de proporcionar uma vista da cidade durante o dia, o complexo onde está situado oferece uma iluminação especial, tornando-se um destino popular para passeios noturnos.

Além desses locais, Teresina reserva diversas atrações interessantes tanto para quem está explorando a capital quanto para os habitantes locais. Entre elas destacam-se o Mercado Central, o Theatro 4 de Setembro, o Parque Potycabana, o Jardim Botânico, o Pólo Cerâmico do Poty Velho, passeio noturno pela Avenida Frei Serafim, entre outros.

Planejamento e locomoção por Teresina

Para os viajantes que planejam conhecer a capital do Piauí, é essencial reservar com antecedência as hospedagens, ingressos e demais serviços necessários, após elaborar um roteiro com os locais que desejam visitar.

Além disso, tanto os turistas quanto os residentes da cidade que desejam explorar os pontos turísticos e conhecer mais sobre o local têm a alternativa de procurar por carros seminovos em Teresina. Escolher essa opção proporciona rapidez ao reduzir o tempo de deslocamento, além de assegurar conforto e segurança durante os passeios.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS