Campo Grande Segunda-feira, 29 de Abril de 2024


Moda e Beleza Sábado, 22 de Abril de 2023, 15:47 - A | A

Sábado, 22 de Abril de 2023, 15h:47 - A | A

Coluna Moda e Beleza

Look certeiro: aprenda como combinar cores

Por Aline Reis

Da coluna Moda e Beleza
Artigo de responsabilidade do autor

Entenda como o círculo cromático influencia na composição do visual

iStock

ColunaModaEBeleza

Combinar cores é uma tarefa considerada difícil para muitos amantes da moda. As cores mais intensas e vivas, como rosa, azul, verde e amarelo, são mais utilizadas no verão. Já as mais fechadas, como preto, cinza e os tons mais frios, no inverno. Mas o mais importante da moda é se vestir e fazer combinações de acordo com o seu estilo e conforto.

Quando se fala em cores, há inúmeras composições possíveis, mas uma boa dica é se atentar ao círculo cromático. Ele é a base das tonalidades: dividido por 12 cores, entre elas 3 primárias, 3 secundárias e 6 terciárias, ele é um círculo em formato de pizza partido em 12 “fatias”. Cada fatia representa uma família de cor e seus diferentes tons, dos mais claros aos mais escuros.

Criado com o objetivo de facilitar a combinação de cores e de harmonizá-las, ele é um grande aliado na escolha de looks coloridos. Por isso, seguindo as premissas do próprio círculo, separamos algumas sugestões para te ajudar a compor seu visual da melhor forma.

Looks monocromáticos
Montados com apenas uma faixa do círculo de cores, é uma composição supersofisticada e elegante! Ela pode ser feita não só com tons exatamente iguais, mas também com variações mais claras ou escuras da mesma cor. Além disso, apostar em diferentes texturas e tecidos também é bem interessante para a combinação do look.

Se a cor utilizada for mais sóbria e formal, como o bege e o azul-marinho, trazer acessórios maiores e mais chamativos é bastante recomendado. Afinal, um bracelete bem brilhante no visual, somado a um cordão de design inovador, dá uma elegância e tanto ao look. Por isso, não economize no uso dessas peças complementares.

Looks com cores análogas
Nesse tipo de combinação, as cores são “vizinhas” no círculo, ou seja, estão lado a lado, o que facilita a harmonização entre elas quando estão juntas. Geralmente, envolve cores mais vivas e alegres, o que deixa o look mais informal e divertido que a opção monocromática. Um exemplo dessa composição é com as cores “vizinhas” do azul: o verde e o roxo, que ornam perfeitamente quando colocados no mesmo contexto.


Também é interessante usar essa combinação envolvendo sapatos e acessórios, por exemplo, usando um look monocromático e o calçado de uma cor análoga a ele. Nesse caso, o contraste fica mais sutil e formal.

Look com cores complementares
Composto por cores que estão em lados opostos do círculo, esse tipo de visual é interessante para o verão. Divertido e atraente, ele possibilita criar combinações mais despojadas e informais: amarelo + azul e verde + rosa são alguns exemplos muito utilizados.


Uma curiosidade é que ele traz ousadia ao look, principalmente por as cores terem uma “temperatura” diferente uma da outra pela distância que estão posicionadas. Quando uma é quente, a outra é fria, como o roxo e o amarelo.


Cores neutras
As famosas cores neutras, caso você prefira looks mais básicos e sóbrios, são uma ótima aposta também, principalmente para eventos mais formais. Apesar de não estarem no círculo, o branco, o preto e o cinza possibilitam uma infinidade de combinações, se associados a texturas, acessórios e sapatos.


Além disso, as meias Kendall são ótimas aliadas nesse tipo de look: discretas e confortáveis, passam despercebidas na composição do visual neutro e, ao mesmo tempo, trazem a segurança necessária para aqueles dias em que você não quer expor tanto o corpo.


Esperamos que nossas dicas tenham te ajudado a ousar e fazer diversas combinações de forma divertida e elegante! Mas, lembre-se: o importante é você estar confortável e se sentindo linda.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS