Campo Grande Segunda-feira, 29 de Abril de 2024


Moda e Beleza Domingo, 15 de Outubro de 2023, 13:47 - A | A

Domingo, 15 de Outubro de 2023, 13h:47 - A | A

Coluna Moda e Beleza

Fashion kids: a nova moda do guarda roupa infantil

Por Aline Reis

Da coluna Moda e Beleza
Artigo de responsabilidade do autor

Conheça mais do estilo conhecido por criar crianças “mini blogueiras”

iStock

ColunaModaEBeleza

..

O conceito “fashion kids” surgiu com o avanço das tendências de moda: em resumo, consiste no guarda roupa infantil alinhado com as tendências da moda adulta. Com o passar do tempo, as roupas infantis deixaram de ser somente aquele clichê de vestidos cor-de-rosa rodados e blusas estampadas de desenho animado. Não que ainda não sejam muito usados, mas abriram espaço para novos estilos, como o de peças mais “adultizadas”.

Esse novo mercado agradou muitos papais e mamães, que desejavam vestir seus filhos com um estilo próprio e chamativo. Mas mais importante que a criança ficar estilosa, é ela se sentir confortável e à vontade para brincar e se divertir. Por isso, certifique-se que ela aprovou o look descolado e que está se sentindo bem consigo mesma. E, para te ajudar na montagem do look do seu filho, separamos algumas dicas:

• Terceira peça

A terceira peça colabora para que a roupa fique mais criativa e estilosa, é essencial para a composição charmosa de um visual. Você pode apostar em jaquetas, coletes com cores chamativas ou até amarrar uma camisa xadrez na cintura de sua criança. Neste contexto, as peças-chave também são muito utilizadas: devido à sua versatilidade, combinar e apostar em diferentes composições se tornou mais simples e fácil.

• Equilibre estampas e peças lisas

Assim como no guarda roupa dos adultos, peças muito chamativas, combinadas com outras estampadas, não ornam muito bem nem para as crianças. Embora no armário delas seja mais frequente roupas coloridas, estampadas, ou até que brilham no escuro, também devem ser equilibradas com peças lisas e neutras. Alguns exemplos de combinações: blusa de oncinha estampada e calça bege; camisa branca e calça xadrez; blusa rosa lisa e saia estampada.

• Calçados

O sapato infantil é, geralmente, mais colorido e conta com personagens de desenhos animados. Mas, devido às inovações na moda, atualmente, há muitos modelos que lembram os calçados de adultos, mas em miniatura para as crianças. Tênis com cano alto, coturnos e sandálias com corda trançada são frequentemente encontrados em lojas infantis.

O all star infantil, por exemplo, é uma boa indicação: moda atemporal e que ultrapassa gerações, garante estilo e personalidade à criança, além de deixá-la confortável e com os pés protegidos para se divertir.

• Acessórios

Os acessórios fazem toda a diferença para dar um charme a mais no visual. Por isso, aposte em laços, toucas, bonés, óculos de sol e pulseiras, mas atente-se ao conforto de sua criança, pois a maioria fica incomodada com esse tipo de complemento: se esse for o caso, encontre outras alternativas que ela goste. Investir em acessórios estampados com algum personagem que seu filho(a) gosta também é uma boa dica para que ele se sinta mais à vontade.

Mas, apesar das crianças ficarem extremamente fofas, há um outro lado referente a esse mercado: a adultização precoce. Muitos especialistas questionam até que ponto essa tendência “fashion kids” é saudável, já que pode interferir no desenvolvimento emocional da criança, uma vez que, desde muito pequena, ela é inserida no mercado da moda, que é ultra consumidor, competitivo e cultuador da beleza.

Além disso, é importante se atentar à necessidade da criança de ser, verdadeiramente, criança: de brincar na rua, de se sujar, sem ter a preocupação de ter que manter o “visual impecável”. Ou seja, é necessário cuidar para que ela não se aproprie precocemente de valores e costumes do mundo adulto, para que sua infância não seja encurtada e prejudicada.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS