Campo Grande Segunda-feira, 29 de Abril de 2024


Moda e Beleza Sábado, 02 de Dezembro de 2023, 14:43 - A | A

Sábado, 02 de Dezembro de 2023, 14h:43 - A | A

Coluna Moda e Beleza

Homens brasileiros estão mais atentos à moda, e mercado cresce

Por Aline Reis

Da coluna Moda e Beleza
Artigo de responsabilidade do autor

Masculinidade tóxica privava homens até de se cuidarem e de se preocuparem com sua própria estética

iStock

ColunaModaEBeleza

Nos últimos anos, à medida que estereótipos de gênero vêm sendo quebrados, os homens estão cada vez mais se interessando pelo mundo da moda e contribuindo para a movimentação do mercado. De acordo com o relatório “Moda Masculina” do Sebrae, esse nicho já representa 30% de todo o segmento. A pesquisa, divulgada no final de 2021, aponta que, no primeiro ano da pandemia, o Brasil movimentou cerca de US$ 13,2 bilhões referentes ao vestuário masculino.

Atualmente, esse consumo cresce cerca de 14% ao ano, segundo dados do mercado global. Isso porque os homens estão se preocupando mais com a aparência, com o vestuário, com a saúde e os cuidados de beleza. Em geral, eles buscam muito mais que conforto e praticidade, assim como as mulheres; desejam expressar – por meio do visual – personalidade e autenticidade. Além disso, os estilos podem ser variados, desde social, esportivo e despojado até alternativo.

Com essas mudanças, o mercado foi se adequando à nova demanda e algumas peças se tornaram indispensáveis no guarda-roupa masculino. Separamos algumas delas para você:

• Smoking

Peça essencial no guarda-roupa de um homem estiloso, o smoking pode ser combinado a uma camisa social ou até a uma calça mais despojada. Pode ser de diversos materiais, o que faz com que apresente diferentes propostas e estilos, mas, no geral, o smoking é uma peça mais formal.

• Calças de alfaiataria

Uma inovação na moda masculina, as calças de alfaiataria trazem conforto e estilo, e são associadas a um uso mais do dia a dia. Com um elástico na cintura, elas evitam o uso de cintos, por exemplo. Além disso, a tendência deste ano é uma aposta maior no creme, nos tons terrosos e no off white.

• Peças íntimas

São diversos os modelos de cuecas para homens, cada um com sua utilidade:

- Cueca sustentável: feita de modal – uma fibra de madeira biodegradável –, é mais macia que o algodão.
- Cueca antimicrobiana: evita a proliferação de microrganismos responsáveis por odores da transpiração. Além disso, é respirável e com secagem rápida, o que evita que a peça íntima fique úmida durante o dia.
- Cueca gelada: feita de poliamida – uma malha fria ideal para praticar esportes –, é um modelo mais longo, que evita o atrito entre as coxas.

• Regata

Peça essencial, principalmente no verão, a regata traz conforto, estilo e frescor ao homem que a usa. Pode ser de diversos modelos, cores e estampas, além de ter a vantagem de uma grande versatilidade, uma vez que pode ser utilizada na praia, no shopping, para passear ao ar livre… São inúmeras as alternativas que essa opção possibilita.

• Bermuda

Que atire a primeira pedra o homem que não tiver uma bermuda no guarda-roupa. Uma das peças mais frequentes quando se fala a respeito de moda masculina, a bermuda é uma peça curinga para os homens: são facilmente combináveis com blusas de manga curta e regatas, além de apresentarem uma vasta possibilidade de materiais e estampas. Geralmente, as bermudas jeans são as “queridinhas” dos consumidores.

Uma dica para equilibrar a casualidade desse visual é combiná-lo com um belo modelo de tênis masculino, ao invés de chinelo, para, assim, o look ficar mais estiloso e menos informal. Mas, se o calor na sua região apertar, dispense a beleza e invista em conforto: não pense duas vezes antes de optar pelo chinelo, que te trará mais frescor.

Esperamos que nossas dicas te ajudem a compor seu guarda-roupa da melhor forma!

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS