Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 12 de Setembro de 2025


Marco Eusébio Sexta-feira, 12 de Setembro de 2025, 18:57 - A | A

Sexta-feira, 12 de Setembro de 2025, 18h:57 - A | A

Coluna Entrelinhas da Notícia

João Henrique cobra transparência em repasses do Estado aos municípios de MS

Por Marco Eusébio

Da coluna Entrelinhas da Notícia
Artigo de responsabilidade do autor

Na última sessão da semana na Assembleia Legislativa (Alems), o deputado João Henrique Catan (PL) voltou a defender ontem a aprovação de requerimento de sua autoria que solicita ao Governo do Estado informações sobre os repasses constitucionais às prefeituras. Segundo ele, a medida é essencial para compreender a real situação fiscal de Mato Grosso do Sul. O parlamentar criticou possível orientação para que a base governista rejeite o pedido. “Temos alertado sobre atrasos nos repasses a fornecedores e prefeitos que apoiaram o governador Eduardo Riedel e talvez hoje se arrependam”, afirmou.

Na tribuna, Catan questionou a queda nos repasses de ICMS a Campo Grande. “A Capital recebia 23% e o Executivo foi reduzindo esse percentual até não poder mais”, disse. Marido da prefeita da Capital Adriane Lopes (PP), o deputado Lidio Lopes (sem partido) reforçou a denúncia afirmando que hoje o índice está em 11%, o que representa perda de cerca de R$ 60 milhões por mês. “Não vemos outra alternativa a não ser resolver isso via judicial”, pontuou.

O deputado Zé Teixeira (PL) reforçou o discurso, afirmando que “grande parte dos municípios está quebrada”. O deputado Renato Câmara (MDB) também se manifestou, ponderando que o período de junho a agosto é de menor arrecadação e que nem todas as cidades enfrentam dificuldades.

Catan prosseguiu citando o prefeito de Ivinhema, Juliano Ferro, que classificou a situação do município como crítica. “Com os dados em mãos, será possível entender como a dívida consolidada do Estado salta de dois para cinco bilhões em um quadrimestre”, reforçou. Por fim, o deputado pediu apoio dos colegas para aprovar os requerimentos: “Não se trata de oposição, mas de transparência. Precisamos conhecer a realidade da situação fiscal do Estado”.

  

LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG

 
• • • • •

Nascido em Santo André (SP) e radicado em Campo Grande (MS) desde a adolescência, Marco Eusébio é um dos mais experientes jornalistas de Mato Grosso do Sul. Com um estilo refinado e marcante de escrever, ficou conhecido como autor de uma das mais lidas colunas divulgadas em sites de notícias do estado. Agora em formato “in blog” amplia a comunicação com seus leitores através deste Portal www.marcoeusebio.com.br ativado no dia 29/2/2009.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS