Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Casa e Decoração Sábado, 11 de Setembro de 2021, 15:57 - A | A

Sábado, 11 de Setembro de 2021, 15h:57 - A | A

Coluna Casa e Decoração

Cômodos podem ter tapetes diferentes de acordo com suas funções

Por Letícia Emori

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

Essencial para isolamento térmico e sonoro, peça não é apenas funcional; entenda como escolher tapete ideal para cada cômodo

iStock

ColunaCasaEDecoração

Peças-chave para quem procura um ambiente descolado e aconchegante, os tapetes cumprem bem sua função estética e dão um toque de refinamento para qualquer ambiente. É uma peça de muita funcionalidade e também versatilidade: é um isolante térmico, isolante sonoro e pode ser usado em apartamentos grandes ou apartamentos pequenos.

Com uma infinidade de combinações entre tamanhos e cores, o tapete pode ser feito de fibra natural ou sintética. Os tapetes de fibras naturais, na maioria das vezes, são confeccionados e tingidos de forma artesanal, fazendo com que a peça seja exclusiva. As peças de fibras sintéticas, dependendo do material e das cores, também podem ser uma obra de arte para o chão e até mesmo para as paredes, se o objetivo for um maior isolamento acústico.

Os tapetes possuem uma estética bem original e valorizam o ambiente; por isso, são muito usados em projetos de design de interiores de uma forma que valorize os elementos dos cômodos da casa e faça uma junção harmônica entre os diferentes ambientes. Porém é importante levar em consideração alguns fatores, como o tamanho e o formato do tapete – um tapete grande valoriza o aposento, mas é preciso pensar também na funcionalidade do cômodo –, além do material e da textura – um tapete de algodão macio e excelente para o quarto pode não ser a melhor escolha para a sala de jantar.

Para você não ter dúvidas sobre o tapete ideal, separamos a seguir algumas dicas para escolher a peça ideal, de acordo com cada cômodo

Sala de estar
A entrada da casa sempre chama a atenção e pede um tapete à sua altura. Invista em uma peça bem colorida e descolada, combinando com as cores da decoração. Não se esqueça de posicionar a mesa de centro e as poltronas em cima da peça.

Banheiro
No banheiro, para evitar acidentes, use sempre peças antiaderentes e coloque perto do box. Um tapete neutro de fibra natural é a escolha ideal.


Cozinha
Neste cômodo, opte por uma passadeira mais fina, perto da pia, para evitar acúmulo de água no chão. Na cozinha, as peças são mais funcionais e menos estéticas. Se o seu gás de cozinha não é encanado, você pode colocar também uma peça no pé do botijão para facilitar a limpeza do ambiente. Opte por tapetes resistentes e que sejam fáceis de limpar.

Quartos
Os dormitórios pedem conforto e uma sensação de acolhimento. Se você gosta de andar descalço, as peças mais felpudas podem ser uma boa opção. Escolha uma cor que te agrade e que não suje com facilidade – tons mais frios de verde e azul podem ser uma boa pedida.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS