Como a primeira mulher deputada estadual de Mato Grosso do Sul, Celina Jallad(PMDB) ganhou reconhecimento pelo seu trabalho em defesa dos direitos das mulheres e serviu de inspiração para a luta das mulheres por cargos políticos. Lideranças femininas presentes no velório lembraram com alegria da companheira de briga e amiga Celina.
A primeira-dama do Estado, Beth Puccinelli, lembrou de sua relação com Celina. “Ela era como irmã. Nos deixa um legado de respeito e dedicação”.
A vice-governadora Simone Tebet (PMDB) disse que também teve influência de Celina para entrar na vida pública. “Ela desbravou caminhos. Sempre defendeu a igualdade social, principalmente a igualdade de gênero. Como eu, Celina é filha de político. Ao decidir entrar na vida pública, me espelhei nela.”
Para a primeira-dama de Campo Grande, Antonieta Trad, a ex-deputada é uma mulher de grande inspiração. “Ela foi a nossa mestra e hoje é a nossa inspiração. Mato Grosso do Sul tem muito orgulho dessa mulher guerreira.”
A secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social Tania Mara Garib(PMDB) revelou ter uma enorme gratidão por Celina. “Perdemos uma mulher guerreira que ajudou a construir a história do Estado. Foi por causa da Celina que entrei na política”, recorda.
A deputada estadual Dione Hashioka (PSDB) lembrou da última vez que esteve com Celina. “Na última quinta-feira, a Celina esteve aqui. Deus é tão maravilhoso, que nos deu a oportunidade de nos despedirmos desta mulher tão convicta em sua missão.”
Trajetória - Celina exerceu cargos de professora, empresária, secretária de Estado de Ação Comunitária e secretária Municipal do Bem-Estar-Social em Campo Grande. Na Assembleia Legislativa atuou por 16 anos, em quatro mandatos.
Foi a primeira mulher a presidir o diretório municipal do PMDB em Campo Grande, bem como a primeira mulher a presidir a Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa e a ocupar, na história do Parlamento Estadual, o cargo de vice-presidente do Poder Legislativo sul-mato-grossense. Em novembro do ano passado assumiu o cargo de Conselheira do TCE, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo no Estado.