O Sebrae/MS lançou o 1º Concurso de Queijos Artesanais de Mato Grosso do Sul, com o objetivo de valorizar a produção local e reconhecer a excelência dos queijos produzidos no Estado. A iniciativa busca dar visibilidade às pequenas agroindústrias e queijarias, promovendo qualidade e preservação das características locais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 16 de agosto pelo site ms.sebrae.com.br.
A analista-técnica do Sebrae/MS, Natália Leite, destacou que o concurso vai além de uma premiação. “Queremos valorizar as pequenas agroindústrias que realizam um trabalho de excelência em Mato Grosso do Sul. Essa ação também incentiva o consumo local, ao mostrar ao mercado quem são os produtores que entregam qualidade. Mais do que premiar, queremos apoiar o aperfeiçoamento contínuo e abrir portas para novos mercados", afirmou Natália.
O concurso é voltado para agroindústrias de laticínios e queijarias que possuam pelo menos um selo de inspeção oficial, seja municipal, estadual ou federal. Ele premiará os três melhores produtos em cinco categorias diferentes: “Massa Crua”, “Massa Crua Maturados”, “Massa Filada”, “Massa Semi Cozida” e “Inovação Regional”, que valoriza queijos com características únicas.
Além das premiações em cada categoria, o concurso também reconhecerá o queijo mais bem avaliado entre os primeiros colocados, que receberá o troféu Super Ouro. Os produtos serão avaliados por uma banca de profissionais que analisará a aparência, textura e sabor dos queijos.
A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 22 de agosto, durante a Ruraltur 2025, maior feira de turismo rural de Mato Grosso do Sul, realizada pelo Sebrae/MS na Feira Central de Campo Grande. Na ocasião, serão entregues os troféus e as fichas de avaliação com os critérios técnicos, para ajudar os participantes a melhorar ainda mais seus processos de produção.