Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 16 de Setembro de 2025


Rural Domingo, 22 de Julho de 2012, 08:00 - A | A

Domingo, 22 de Julho de 2012, 08h:00 - A | A

Com 18 anos de pesquisa, Embrapa de Campo Grande lança nova Brachiaria humidicola

Lúcio Borges - Capital News (www.capitalnews.com.br)

A Embrapa Gado de Corte (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) em Campo Grande pesquiso e criou por 18 anos e, nesta semana, anunciou uma nova opção de capim para pastagem. A BRS Tupi é a primeira cultivar de Brachiaria humidicola indicada para uso no Brasil após os trabalhos de avaliação e seleção da cultivar por quase duas décadas.

Conforme estudos da estatal de pesquisa do Brasil, a BRS Tupi é uma opção para áreas úmidas de baixa a média fertilidade, destaca-se das outras cultivares disponíveis no mercado por sua produtividade, vigor, rapidez de estabelecimento e boa distribuição da produção ao longo do ano. Além disso, ela produz mais folhas para o pastejo do gado e suas plantas têm mais folhas do que talos durante o período seco do ano.

Para o gerente geral Interino da unidade, Ronaldo Pereira de Andrade, a planta chegou para diversificação de pastagens em solos dos biomas Cerrado, Amazônia e Mata Atlântica, já que no país atualmente existem poucas cultivares para esse tipo de solo. “Os testes para avaliação e seleção da nova cultivar se concentraram na Embrapa Gado de Corte, que gerou informações sobre adaptação e produtividade da BRS Tupi na Região dos Cerrados. Além disso, a adaptação dessa nova cultivar na região Amazônica foi avaliada pela Embrapa Acre, enquanto que a Ceplac avaliou sua adaptação nas condições de Mata Atlântica”, explicou.

A maior produção de folhas fornece como consequência, segundo levantamento feito também pelas pesquisas, maiores taxas de lotação e assim mais ganho de peso por área de 53 Kg/ha contra 20 Kg/ha da humidicola comum. “Essa maior produtividade foi observada também no ganho por cabeça durante a seca”, apontou Andrade.

Boa aceitação já amplia plantação

A cultivar já está sendo bem aceita pelos pecuaristas, onde todas as 40 toneladas de sementes produzidas este ano já foram comercializadas. Para a produção dessas sementes já estão implantados cerca de mil hectares de campo pelos associados da Unipasto (Associação para o Fomento à Pesquisa de Melhoramento de Forrageiras).

Para o ano que vem, conforme Marcos Roveri, Gerente Executivo da Unipasto, além desses, mais campos de produção de sementes deverão ser implantados ainda este ano para garantir aos interessados ampla disponibilidade de sementes no próximo ano.

Compra aberta, mas com comércio restrito

A BRS Tupi foi produzida em parceria da Embrapa com a Unipasto. Por isso, apenas as empresas e produtores associados à Unipasto estão licenciados pela Embrapa para produção e venda das sementes da cultivar.

As sementes da BRS Tupi podem ser adquiridas em uma das empresas ou produtores de sementes de forrageiras associados à Unipasto. Informações técnicas sobre a nova cultivar poderão ser encontradas na página da Embrapa Gado de Corte. Na Página de Negócios de Cultivares da Embrapa (www.embrapa.br/cultivares) ou na página da Unipasto poderão ser encontradas informações sobre disponibilidade de sementes para venda além de informações técnicas.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS