O senador Valter Pereira (PMDB-MS) elogiou o documento "Produção agropecuária e proteção ambiental: uma proposta para atualização do Código Florestal" produzido pelo Ministério da Agricultura. Ele informou que o estudo foi coordenado pelo ministro Reinhold Stephanes e traz "subsídios para se discutir mudanças nestes dois setores emblemáticos: agricultura e meio ambiente".
De acordo com o senador, o documento "mostra forte compromisso do setor produtivo com a questão ambiental". Ele enfatizou que as sugestões pretendem "criar condição para o desmatamento zero no bioma da Amazônia, estruturar um sistema georreferenciado para controlar o desmatamento zero e tornar a legislação simples e de fácil entendimento para os produtores".
– O governo tem deixado muito claro que a sustentabilidade é mais que um discurso, é uma diretriz. Pelo viés do produtor também é muito clara a consciência de que a questão ambiental é de suma importância para todos, principalmente para aqueles que vivem no campo – afirmou o senador, arrematando que "sem meio ambiente não há produção e sem produção não há sobrevivência".
Valter Pereira lembrou que o Brasil "vem despontando nos últimos dez anos como a maior nação agrícola do planeta", tendo se tornado líder na exportação de carne bovina, aves, soja, café, açúcar e suco de laranja.
– Esse status foi conquistado com determinação, perseverança, ousadia e, sobretudo, com muita vocação – afirmou o parlamentar, criticando publicação da ONG Greenpeace, que divulgou no último dia 1º "imprecações irresponsáveis contra o setor produtivo rural brasileiro", sob o título "A farra do boi na Amazônia".
– A entidade quer distorcer a verdade ao generalizar condutas ilícitas e atentados ao meio ambiente, denegrindo a imagem do país – afirmou.