Nesta quarta-feira (22), o ministro da Indústria e Comércio do Paraguai, Luis Alberto Castiglioni, recebeu, o título de Ilustre Visitante, durante solenidade realizada na Sala da Presidência, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). A honraria foi entregue pelo presidente da Casa de Leis, deputado Paulo Corrêa (PSDB), propositor da homenagem. Durante seu discurso de agradecimento, Castiglioni destacou a relação positiva do Paraguai com o Brasil e, de modo especial, com Mato Grosso do Sul.
“Com muita satisfação, concedemos ao ministro da Indústria e do Comércio do Paraguai, Luís Alberto Castiglioni, o título de Ilustre Visitante pelo brilhante trabalho em prol do fortalecimento da integração de cadeias produtivas e fomento do comércio de produtos e serviços entre ambas nações”, afirmou o deputado Paulo Corrêa. O ministro agradeceu a homenagem e falou da proximidade com Mato Grosso do Sul, destacando, nessa relação, a ponte internacional sobre o rio Paraguai, que ligará as cidades de Porto Murtinho com Carmelo Peralta.
“Temos muita fé no enorme potencial para desenvolver na relação entre Mato Grosso do Sul e a República do Paraguai”, afirmou o ministro. De acordo com Castiglioni, a proximidade do Paraguai Mato Grosso do Sul tem avançado bastante nos últimos anos. “Em pouco tempo, de 2018 para cá, temos caminhado muito positivamente em muitas coisas para a integração do Paraguai com Brasil e, particularmente, para a integração do Paraguai com esta parte do Brasil com tão grande potencial, que é o estado de Mato Grosso do Sul”, considerou.
De acordo com a assessoria, essa proximidade é importante para o desenvolvimento dos dois lados da fronteira, conforme considerou o ministro. Em relação à ponte internacional, Castiglioni considera que o empreendimento “impacta de maneira contundente o estado de Mato Grosso do Sul”. De acordo o ministro, a ponte irá fomentar diversas cadeias produtivas , como as da celulose, florestal, de carne, de cimento, beneficiando tanto o Paraguai quanto o Brasil, especialmente Mato Grosso do Sul.