O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) lançou, nesta quarta-feira (30), em Selvíria, o Plano Safra da Agricultura Familiar 2024/2025. Com investimento recorde de R$ 580 milhões para o Mato Grosso do Sul, a medida tem como objetivo fortalecer a produção de alimentos e ampliar a produtividade de pequenos produtores.
O valor será destinado à modernização da agricultura familiar no estado, com financiamento para cultivos de hortaliças, frutas, legumes, carnes, laticínios e apoio às agroindústrias. O lançamento contou com a presença da superintendente do MDA, Marina Nunes; da deputada federal Camila Jara (PT-MS); do deputado estadual Zeca do PT; da presidenta do PT-MS, Maria Diogo; e do superintendente regional do Incra, Paulo Roberto da Silva.
Segundo Marina Nunes, o crédito rural foi ampliado significativamente em relação ao governo anterior, com um total de R$ 78,2 bilhões liberados em todo o país — aumento de 45%. “As taxas especiais do Pronaf democratizam o crédito. Com mecanização e acesso a tecnologias, vamos conter o êxodo rural e garantir renda para as famílias do campo, além de qualidade na oferta de alimentos”, afirmou.
Para o deputado Zeca do PT, a reforma agrária deve ir além da posse da terra. “É preciso garantir condições para que essas famílias possam viver com dignidade e produzir com qualidade”, destacou.
A deputada Camila Jara reforçou a importância da agricultura familiar para a segurança alimentar. “O Brasil saiu do Mapa da Fome pela segunda vez graças ao trabalho dessas famílias. Nosso governo reconhece isso e investe onde realmente faz diferença”, declarou.
Apoio técnico e sustentabilidade no campo
Além do crédito facilitado, o Plano Safra da Agricultura Familiar traz medidas específicas para resolver desafios históricos do campo. Entre elas está o edital do Pronaf B, voltado à criação de quintais produtivos ao redor das casas, com foco em geração de renda e segurança alimentar.
Outros destaques incluem o Programa Nacional de Irrigação Sustentável, que promove irrigação eficiente e uso de energia limpa, e o Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos, que apoia a transição para métodos de cultivo menos agressivos ao meio ambiente e à saúde humana.
Inovações como o Sistema Nacional de Transferência de Embriões e o financiamento da conectividade no campo também integram o pacote de medidas.
Água e energia para assentamentos
Durante o evento, o Incra anunciou um projeto piloto para levar água potável e energia solar a assentamentos em Corumbá e Ladário. A iniciativa, viabilizada por emenda da deputada Camila Jara com apoio do deputado Zeca do PT, prevê a instalação de usinas fotovoltaicas e dessalinizadores em poços artesianos. “Nosso objetivo é expandir esse projeto para todo o Mato Grosso do Sul”, afirmou o superintendente Paulo Roberto da Silva.
Com um pacote robusto de ações, o Plano Safra da Agricultura Familiar busca garantir autonomia, renda e dignidade às famílias que produzem os alimentos que chegam à mesa dos brasileiros.