Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Política Sexta-feira, 25 de Setembro de 2020, 08:34 - A | A

Sexta-feira, 25 de Setembro de 2020, 08h:34 - A | A

Pantanal

Ministro do Meio Ambiente participou da live do Presidente

Salles disse que a falta de manejo preventivo potencializou queimadas no Pantanal

Laryssa Maier
Capital News

Jair Bolsonaro/Facebook

Live de quinta

Salles participou de live semanal do presidente Jair Bolsonaro

Na quinta-feira (24) durante a live semanal do presidente Jair Bolsonaro, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, disse que a falta de manejo preventivo do fogo potencializou as queimadas registradas no Pantanal em 2020. O bioma é a maior planície alagada do planeta, com mais de 150 mil quilômetros quadrados. Os incêndios, este ano, já destruíram mais de 3 milhões de hectares na região.

 

"Quando você, fora do período seco, fora do período quente, coloca fogo de propósito e de maneira controlada pra diminuir a quantidade de matéria orgânica, resto de folha, galhos, enfim, se você não faz isso durante dois anos, que é o que vem acontecendo lá, aquele material vai se acumulando e secando de tal forma que, quando pega fogo, pega fogo numa proporção que é muito difícil de controlar porque não tomou a medida preventiva no tempo correto. E, por isso, as queimadas deste ano foram muito piores do que em períodos anteriores", explicou.

 

De acordo com a Agência Brasil, Ricardo Salles também afirmou que não se deve responsabilizar os pecuaristas do Pantanal por atear fogo no bioma e argumentou que a criação de gado na região ajuda a controlar o acúmulo de matéria orgânica. "O pantaneiro, o pecuarista lá é um colaborador. E a pecuária ajuda a diminuir a matéria orgânica porque o gado come pasto e não deixa acumular", apontou. Mais cedo, ele esteve na cidade pantaneira de Poconé (MT) acompanhando o trabalho de brigadistas no combate às chamas. 

 

Durante a live, o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que o Brasil é o país "que mais preserva suas florestas" e que seu governo é vítima de uma campanha internacional de desinformação que tem, segundo ele, motivações comerciais.

 

"O Brasil é o país que mais preserva. Agora, por que esse ataque criminoso, essa desinformação absurda em cima do Brasil? É o jogo econômico. Nós temos commodities, o que produzimos no campo. E, obviamente, países – não quero citar nomes para não ter polêmica, mas o pessoal deve saber qual país europeu está muito interessado nisso – fazem uma campanha massiva no Brasil, nos acusando de ser terroristas ambientais".

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS