A Coordenadoria de Controle de Zoonoses (CCZ) confirmou nesta terça-feira (9) o 9º caso de morcego com raiva encontrado dentro do perímetro urbano de Campo Grande. O animal foi localizado no bairro São Francisco, onde já houve outras ocorrências. O órgão alerta que os casos estão aumentando e pede atenção da população.
Caso um morcego seja encontrado, vivo ou morto, o CCZ deve ser acionado imediatamente pelo telefone (67) 3313-5000. A orientação é que ninguém toque no animal com as mãos desprotegidas. Fora do horário de atendimento, recomenda-se cobrir o morcego vivo com um balde ou recolher o morto com uma pá e colocá-lo em uma sacola plástica, aguardando o recolhimento.
O CCZ também reforça que é fundamental manter a vacinação dos animais domésticos em dia. A vacina contra a raiva é gratuita e deve ser aplicada anualmente. Animais não vacinados precisam ser levados o quanto antes aos pontos de vacinação da cidade.
Em caso de qualquer contato com morcegos, o indicado é procurar imediatamente o pronto-socorro mais próximo. O CCZ está localizado na Avenida Senador Filinto Muller, 1601, no bairro Vila Ipiranga, em Campo Grande.