Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 16 de Setembro de 2025


Política Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2013, 14:51 - A | A

Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2013, 14h:51 - A | A

Especulações geram polêmica na Câmara; Papagaio come milho, Siufi leva a fama

Lucas Junot - Capital News (www.capitalnews.com.br)

As discussões na Câmara Municipal de Campo Grande, comuns na atual legislatura, hoje (12) trouxeram à tona as “cedências” de funcionários da prefeitura para o gabinete do vereador Paulo Siufi (PMDB). Paralelo às especulações, a coincidência levanta o boato de que o parlamentar estaria negociando a adesão à base do prefeito Alcides Bernal (PP) na Casa de Leis.

O Diário Oficial do Município de ontem (11) trouxe a nomeação de Lilian Maria Macksoud Golçalves para chefiar o Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande, o IMPCG, que seria prima do vereador Paulo Siufi. A cedência de seis funcionários para o gabinete do parlamentar levantou a polêmica sobre o fato de o prefeito autorizar a lotação dos funcionários na Casa de Leis, quando – segundo afirmam os pares – a relação entre os poderes Legislativo e Executivo não é das mais amistosas.

Na tribuna Siufi negou que a indicação de Lilian houvesse partido dele. Outro vereador, Dr. Jamal (PR), assumiu a autoria da indicação, mas negou que tal influência pudesse sinalizar qualquer adesão à base do prefeito na Câmara Municipal. O parlamentar reiterou sua postura de independência.

Paulo Siufi respondeu ao questionamento com bastante tranquilidade. “A cedência é algo comum e legal no serviço público. Não há nada de irregular nisso”, defendeu. O vereador ainda citou que a presidência da Casa engloba 15 funcionários cedidos e que até a secretária de estado de assistência social, Tânia Garib, é funcionária do município, cedida para o Governo do Estado.

No entanto, três dos seis cedidos para o gabinete do parlamentar, estariam irregulares. Dois de licença médica e um aposentado. Siufi disse que, considerando os impedimentos, ficará apenas com três cedidos no momento e que não vê motivo para tamanha inquietação.

Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito que apurou os contratos emergências da prefeitura de Campo Grande, Siufi rebateu as ligações entre as cedências e sua postura de oposição ou situação. “Se a Comissão Processante apontar pela cassação do prefeito, eu voto favorável, já disse”, lembrou.

Especulações

Diversos parlamentares da Câmara Municipal já foram alvo de especulações com relação a adesão à base de sustentação do prefeito na Casa de Leis. O Engenheiro Edson (PTB) chegou a declarar formalmente o apoio a Bernal, mas voltou atrás. Recentemente o parlamentar assumiu ter indicado um titular para a Agetran, mas desvinculou o ato de um retorno à base.

Carlão (PSB) também chegou a assumir que aderiria à base caso o diretório regional de seu partido assim determinasse, o que não aconteceu.

Até o atual presidente da Comissão Processante, Edil Albuquerque (PMDB), foi vítima de boatos semelhantes ao que agora pegou o vereador Paulo Siufi, quando o prefeito declarou que ampliaria sua base aliada e que conversava com todos os partidos, incluindo o PMDB.

Amparado pelo dito popular, Siufi resumiu: “Papagaio come milho, Paulo Siufi leva a fama”.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS