O deputado Pedrossian Neto (PSD) apresentou um projeto de lei para incluir a Campanha Fogo Zero no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul. A proposta que tramita na Casa de Leis, visa transformar a campanha em uma ação permanente e oficial de prevenção aos incêndios florestais no estado.
Segundo o projeto, a campanha deve ocorrer todo mês de maio, com atividades educativas, capacitações e mobilização da população para evitar queimadas em áreas naturais e florestas plantadas.
A iniciativa conta com o apoio da Reflore/MS (Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas), que destacou em nota oficial a importância da campanha, que em 2025 completa 13 anos. A entidade ressaltou os bons resultados na conscientização e na proteção do meio ambiente em Mato Grosso do Sul.
Em 2024, o estado registrou mais de 11 mil focos de calor e queimadas que atingiram mais de dois milhões de hectares. Se aprovada, a lei oficializará e fortalecerá essa luta contra os incêndios, tornando-a uma política pública permanente.