Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 21 de Maio de 2025


Legislativo Quarta-feira, 21 de Maio de 2025, 15:26 - A | A

Quarta-feira, 21 de Maio de 2025, 15h:26 - A | A

Agenda Legislativa

CCJR da Assembleia aprova projeto que amplia diagnóstico de TEA em todas as idades

CCJR da Assembleia aprova projeto que amplia diagnóstico de TEA em todas as idades

Vivianne Nunes
Capital News

Comissão também deu aval a propostas sobre mães atípicas, habitação para quilombolas e utilidade pública do Incai; dois projetos foram considerados inconstitucionais

Durante reunião realizada na manhã desta quarta-feira (21), no Plenarinho Deputado Nelito Câmara, os membros da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) aprovaram parecer favorável ao Projeto de Lei 253/2024, de autoria do deputado Neno Razuk (PL), que fortalece as políticas públicas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A proposta altera a Lei Estadual 5.842/2022, ampliando as diretrizes para o atendimento multiprofissional e propondo ações específicas para facilitar o diagnóstico do TEA em todas as faixas etárias. “Muitas pessoas passam a infância e juventude sem diagnóstico adequado, o que prejudica o acesso a direitos e suporte”, justificou o autor.

Projetos com parecer favorável

A CCJR também deu parecer positivo às seguintes matérias:

Projeto de Lei 14/2025, do deputado Antonio Vaz (Republicanos), que institui o Programa Estadual de Estímulo ao Empreendedorismo de Mães Atípicas, visando apoiar mulheres que cuidam de filhos com deficiência ou doenças crônicas.

Projeto de Lei 122/2025, do Poder Executivo, que autoriza a Agência de Habitação Popular (Agehab) a doar terrenos à Comunidade Quilombola Tia Eva, em Campo Grande, para construção de unidades habitacionais.

Projeto de Lei 101/2025, do deputado Paulo Duarte (PSB), que declara de utilidade pública o Instituto Internacional de Culturas Afro-Brasileira e Indígena – Incai, com sede em Ponta Porã.

Projetos considerados inconstitucionais

Dois projetos de autoria do deputado João Henrique (PL) receberam pareceres contrários por inconstitucionalidade:

Projeto de Lei 63/2025, que previa o uso de tecnologia de reconhecimento facial em Mato Grosso do Sul.

Projeto de Lei 56/2025, que propunha diretrizes para promoção da saúde, bem-estar e inclusão social de idosos no Estado.

Pedido de vista

Recebeu pedido de vista o Projeto de Lei 6/2025, do deputado Lidio Lopes, que propõe a criação do Programa de Odontologia Preventiva nas Escolas Estaduais — “Sorriso Pope”.

A reunião foi conduzida com a relatoria dos deputados Caravina (PSDB), Junior Mochi (MDB), Neno Razuk (PL), Paulo Duarte (PSB) e Pedrossian Neto (PSD). As propostas seguem agora para tramitação nas demais comissões permanentes ou para votação em plenário.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS