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Legislativo Quarta-feira, 28 de Junho de 2023, 14:40 - A | A

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BR-163

Deputado denuncia tratamento desigual na concessão da rodovia BR-163

Mato Grosso assume a rodovia enquanto Mato Grosso do Sul aguarda definição, de acordo com Junior Mochi

Odirley Deotti
Capital News

Divulgação/Alems

163

 

Na sessão de terça-feira (27), o deputado estadual Junior Mochi (MDB) revisitou a questão da concessão da rodovia BR-163. O parlamentar apontou um tratamento desigual entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul na concessão, uma vez que o Estado vizinho assumiu o controle da rodovia em seu território, enquanto Mato Grosso do Sul aguarda uma definição da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

O não cumprimento do contrato de concessão permitiu que o Governo de Mato Grosso assumisse a responsabilidade pela rodovia, visando garantir a realização dos investimentos necessários. Foram aprovados mais de R$ 1,6 bilhão para melhorias na BR-163. De acordo com o deputado, a ANTT, ao invés de considerar as sugestões apresentadas durante uma audiência pública em março, apresentou um projeto que não atende aos interesses da população de Mato Grosso do Sul. O projeto contempla apenas a duplicação de 80 quilômetros, sendo 23 quilômetros dentro do anel viário de Campo Grande, em uma rodovia com extensão total de 840 quilômetros.

Mochi apontou que durante uma viagem a Cuiabá observou diferenças no tratamento dado a Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Na divisa, a rodovia está completamente duplicada, inclusive a Serra da Morte, garantindo total segurança. Além disso, o deputado também notou uma discrepância nos preços dos pedágios, sendo que em Mato Grosso do Sul os valores são significativamente mais altos em comparação com os praticados em Mato Grosso. Segundo Mochi, apenas 150 dos 840 quilômetros da rodovia estão prontos, o que representa um descumprimento total do acordo assinado pela concessionária CCR MSVia.

Luciana Nassar/Alems

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Deputado Junior Mochi

Para Mochi, a CCR MSVia deveria seguir o exemplo da empresa concessionária de Mato Grosso e devolver a concessão ao Governo do Estado, por meio de um acordo amigável, sem a necessidade de uma lei específica para relicitação. Ele ressalta a importância de não esperar 30 anos para o término da concessão e a relicitação por uma nova empresa para a realização da duplicação, pois isso tem custado muitas vidas ao longo da BR-163.

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