Campo Grande 00:00:00 Domingo, 17 de Agosto de 2025


Casa e Decoração Domingo, 17 de Agosto de 2025, 14:46 - A | A

Domingo, 17 de Agosto de 2025, 14h:46 - A | A

Coluna Casa e Decoração

Decoração boho: cores, texturas e personalidade para transformar a casa

Por Thais Hott

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

Estilo inspirado no espírito livre combina móveis vintage, materiais naturais e mistura de estampas para criar ambientes cheios de história e aconchego

imaginima/iStock

ColunaCasaEDecoração

..

Algumas casas passam uma sensação de aconchego assim que se passa pela porta de entrada. Cores quentes, objetos cheios de personalidade, tecidos e texturas que, ao se misturarem, criam um ambiente que parece contar uma história.

O estilo boho se encaixa perfeitamente nesta sensação. Marcante e inconfundível, a estética que junta um pouco dos estilos hippie, country e vintage com um toque romântico ultrapassa gerações e permite decorar espaços de forma criativa.

O que é o estilo boho?

Originado entre povos nômades da Índia e da Europa, o termo boho é uma abreviação de bohemian (“boêmio”, em português). Com o tempo, a palavra “boêmio” passou a representar artistas e escritores que viviam à margem dos padrões da sociedade. Já na década de 1960, o conceito se associou ao estilo de vida e à forma de se vestir dos hippies.

Ou seja, o boho é um conceito que abriga universos com muita diversidade cultural, cores, estampas, tecidos fluidos, objetos artesanais e, principalmente, reúne peças que carregam histórias.

Como usar a tendência em casa

Na decoração, o estilo pode ser incorporado de diferentes maneiras, desde um único cantinho da casa até a aplicação do conceito em todos os ambientes. Para aderir a tendência, é preciso lembrar-se que, por ter origem em um povo com o propósito de liberdade, a estética não carrega muitas regras definidas, por isso é um dos estilos em que os moradores podem aproveitar e incluir itens pessoais e de acordo com seu gosto.

Aplique as cores certas

A paleta do conceito consiste em uma mistura de várias tonalidades em um mesmo ambiente. Embora esta ideia pareça um exagero, ela pode ser feita com harmonia quando usada em equilíbrio.

Tons neutros, como bege, verde-oliva, laranja, preto e marrom, são geralmente usados como base, ocupando a maior parte do cômodo. Já as cores vibrantes, como amarelo, roxo, mostarda, prata, azul e dourado, podem ser aplicadas em detalhes decorativos, móveis ou meia parede, evitando que o ambiente fique carregado.

Móveis que compõem o estilo

O toque vintage é o que dá o charme para o conceito, por isso móveis antigos, principalmente os de madeira, são os favoritos nesta estética.

Além disso, um dos principais propósitos do boho é criar aconchego. Por isso, quanto mais espaços confortáveis para sentar, melhor! Sofás, puffs, almofadas e cadeiras de balanço ajudam a compor o clima que o estilo pede, e, se forem estampados, o resultado fica ainda mais autêntico.

Invista em estampas e texturas

O boho é um dos conceitos que passaram por diferentes estilos e movimentos culturais, por isso ele carrega muito significado e muita influência em sua estética. Uma forma de aproveitar essa riqueza cultural é utilizar diferentes estilos de estampas pelo ambiente.

Seja em almofadas, tapetes, cortinas ou quadros, mesclar desenhos florais, tie-dye, formas geométricas e padrões étnicos com texturas de fios, como crochê e tricô, cria um ambiente muito mais interessante, valorizando também elementos feitos a mão.

Materiais naturais

Para somar ainda mais na decoração, os materiais naturais têm um papel fundamental quando se trata desta tendência. Vale apostar em objetos decorativos que incluem:

• fios e fibras;
• flores e plantas;
• velas artesanais;
• cristais;
• objetos em madeira.

Além disso, o estilo pode ser incorporado também nos revestimentos do ambiente. Para o chão, uma boa escolha é o piso de porcelanato com aparência artesanal, como de barro, pedra irregular ou madeira clara. Ele agrega ao estilo sem comprometer a praticidade no dia a dia.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS