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Legislativo Sábado, 16 de Agosto de 2025, 09:56 - A | A

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Audiência Pública

Audiência pública marca início da mobilização pela retomada da Ferrovia Malha Oeste em Mato Grosso do Sul

Ferrovia abandonada pode se tornar eixo da Rota Bioceânica e garantir competitividade ao agronegócio sul-mato-grossense

Anderson Ramos Lino
Capital News

Izaias Medeiros/Câmara de Campo Grande

Audiência Pública da ferrovia Malha Oeste da Câmara de Campo Grande

Audiência Pública da ferrovia Malha Oeste da Câmara de Campo Grande proposto pela Vereadora Luiza Ribeiro (PT)

Campo Grande foi palco de um debate considerado histórico para o futuro logístico do Brasil. A audiência pública realizada nesta sexta-feira (15), promovida pela Câmara Municipal, a pedido da vereadora Luiza Ribeiro (PT), reuniu lideranças políticas, especialistas e representantes do setor ferroviário para discutir a recuperação e reativação da Malha Oeste, ferrovia que liga Corumbá (MS) a Mairinque (SP) e que está praticamente paralisada há décadas.

O encontro foi considerado um ponto de partida para recolocar Mato Grosso do Sul nos trilhos, garantindo maior competitividade ao Estado, sobretudo para o escoamento da produção industrial e agropecuária. A reativação também é vista como peça-chave na Rota Bioceânica, que pretende ligar o Brasil aos portos do Pacífico, reduzindo custos e tempo de exportação para a Ásia.

Izaias Medeiros/Câmara de Campo Grande

Audiência da Câmara da ferrovia Malha Oeste - Vereadora Luiza Ribeiro

Vereadora Luiza Ribeiro traz o debate para Campo Grande na volta da Ferrovia Malha Oeste em MS

Participaram do debate o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, o deputado federal Vander Loubet (PT), o deputado estadual Zeca do PT, além de representantes da Assembleia Legislativa, especialistas em logística, diplomatas, sindicalistas e vereadores de municípios de Mato Grosso do Sul e de Bauru (SP).

Mobilização política e estratégica

A vereadora Luiza Ribeiro destacou que a decisão recente do Tribunal de Contas da União (TCU), que barrou a repactuação proposta pela concessionária Rumo, abre caminho para a relicitação da Malha Oeste. “Já saímos daqui com o compromisso de organizar um seminário com câmaras, prefeitos e lideranças políticas de MS e do interior de SP para unir forças pela imediata reativação da ferrovia. É inaceitável que ela permaneça parada”, afirmou.

O presidente da Câmara Municipal e vereador Epaminondas Neto, o Papy, ressaltou o compromisso da Câmara em ter protagonismo nos grandes debates da cidade. “Você só consegue esse protagonismo quando coloca em discussão grandes assuntos, esclarecendo para a população”, afirmou o vereador, Ele ressaltou ainda o papel fundamental da Ferrovia Malha Oeste para o desenvolvimento de todo o Estado e da Capital.

O ex-ministro José Dirceu reforçou o caráter estratégico da retomada. “Minha expectativa é que Campo Grande seja o ponto de partida dessa luta. Temos que mobilizar ferroviários, parlamentares e a sociedade para mostrar a necessidade dessa integração com mercados internacionais, principalmente os asiáticos”, declarou.

Já o deputado federal Vander Loubet alertou para o risco de se tentar recuperar a ferrovia por trechos. “Esse é o maior erro que podemos cometer. A Malha Oeste precisa ser reativada em sua totalidade para se transformar no grande corredor logístico do Centro-Oeste”, defendeu. 

Izaias Medeiros/Câmara de Campo Grande

Audiência da Câmara da ferrovia Malha Oeste - Ex-ministro José Dirceu

“Temos que mobilizar todas as câmaras da Malha Oeste, ferroviários, cidadãos e mostrar a necessidade dessa integração”, Ex-ministro José Dirceu

Custos da inatividade

Atualmente, apenas 70 km da ferrovia estão em operação, com menos de 150 ferroviários atuando. Segundo o Sindicato dos Ferroviários, o abandono da malha tem gerado prejuízos muito maiores que o investimento necessário para sua recuperação. “Quanto custa manter a ferrovia parada? Temos aumento de acidentes, de poluição, encarecimento dos produtos e perda de competitividade”, destacou Roberval Duarte Placce, dirigente sindical.

O engenheiro ferroviário Afonso Carneiro Filho lembrou que a Malha Oeste é parte essencial do Corredor Bioceânico Brasil-Peru, que pode reduzir em até 10 dias o transporte até a Ásia e cortar em 20% os custos logísticos.

O futuro da ferrovia

O secretário estadual da Casa Civil, Eduardo Rocha, reforçou o compromisso do Governo do Estado com o projeto. Ele destacou que o governador Eduardo Riedel está na Ásia em busca de novos investimentos e lembrou que a ferrovia será essencial para o escoamento de celulose, minérios e grãos produzidos em MS. “Essa luta é de todos: governos federal, estadual e municipais. A Malha Oeste precisa voltar a funcionar”, afirmou. 

Confira na integra a audiência realizada pela Câmara de Vereadores de Campo Grande clicando AQUI

Reprodução

Mapa da Malha Oeste em estudos de viabilidade do novo trecho. (Eng. Afonso Carneiro Filho)

Mapa da Malha Oeste em estudos de viabilidade do novo trecho apresentado pelo Eng. Afonso Carneiro Filho

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