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Legislativo Quarta-feira, 16 de Agosto de 2023, 15:11 - A | A

Quarta-feira, 16 de Agosto de 2023, 15h:11 - A | A

Bancada Federal

Beto Pereira tenta impedir reajuste dos pedágios na BR-163

Parlamentar encaminha projeto com argumento de que a CCR MSvia não duplicou nem 20% dos 806 km que deveria

Rogério Vidmantas
Capital News

Rachid Waqued/Divulgação

ColunaMarcoEusébio

BR-163 tem nove praças de pedágios, entre Sonora, no norte do Estado, e Mundo Novo, no sul

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou, nesta terça-feira (15), aumento de quase 17% dos pedágios na BR-163, rodovia que corta o Mato Grosso do Sul de norte a sul. Os novos valores começam a ser cobrados na próxima sexta (18) nas nove praças de pedágio, mas parlamentares sul-mato-grossenses ainda tentam barrar a mudança.

O deputado federal Beto Pereira, junto com a bancada do PSDB, composta também por Geraldo Resende e Dagoberto Nogueira, encaminhou um Projeto de Decreto Legislativo, que propõe Sustar os efeitos da Deliberação 249 da ANTT, que aprovou o reajuste da Tarifa Básica de Pedágio (TBP) do trecho explorado pela Concessionária MSVia, no percentual positivo de 16,82%.

Na justificativa, o deputado argumenta que a concessão da BR-163 foi feita em 2014, definindo que a concessionária teria que investir R$ 6,5 bilhões até 2020 para duplicar toda a rodovia, com direito a explorar o serviço por 30 anos. As obras tiveram início em julho de 2014, porém, por falta de licença ambiental, houve atraso e o prazo de entrega foi ampliado para 2020.

“A concessionária deveria ter concluído a duplicação de 806 quilômetros da BR-163 até 2020. Entretanto, a empresa duplicou apenas cerca de 150 quilômetros, o que corresponde a 18% do previsto”, disse o parlamentar ressaltando que as obras de duplicação foram interrompidas pela empresa com o argumento de que não houve a liberação de empréstimos e também houve queda, na época, de 35% da receita com pedágio por causa da crise econômica.

Divulgação

Beto Pereira

Beto Pereira encaminhou projeto junto com Geraldo Resende e Dagoberto Nogueira, todos do PSDB

Um processo que discute a caducidade do contrato ou uma relicitação da concessão e uma remodelagem para a rodovia aguarda parecer da área técnica no Ministério da Infraestrutura. A opção da relicitação já foi avaliada pela pasta como a melhor alternativa entre pedir a caducidade do contrato por descumprimento do acordo ou realizar nova licitação.

Para Beto Pereira, a decisão da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT, ao autorizar, por meio da Deliberação 249 a revisão e o reajuste da Tarifa Básica de Pedágio do trecho explorado pela Concessionária MSVia, em uma atitude que somente favorece a empresa responsável pela cobrança neste momento “é no mínimo descabida, ao tempo que prejudica e desrespeita os usuários da rodovia”.

O parlamentar ressaltou ainda que “no momento em que se discute a caducidade do contrato ou uma nova licitação de concessão, com uma nova modelagem para a rodovia é inoportuno que a ANTT autorize esse reajuste”, conclui Beto Pereira.

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