Mães solteiras que recebem o benefício do programa Mais Social poderão deixar seus filhos em creches particulares enquanto trabalham. O Governo de Mato Grosso do Sul vai pagar até R$ 600 por criança de até 3 anos, 11 meses e 29 dias matriculada em escolas de ensino infantil, por meio do programa “Criança na Creche”.
Para receber o benefício, a mãe deve comprovar ser solteira, ter vínculo empregatício ou recolhimento previdenciário, apresentar matrícula da criança a cada três meses, estar inscrita no CadÚnico, e ter renda familiar per capita até meio salário mínimo. O programa não pode ser acumulado com outros benefícios de transferência de renda, exceto o BPC e o próprio Mais Social.
Além disso, mulheres que desejam voltar a estudar terão direito a um incentivo mensal de R$ 300 para frequentar o ensino regular ou a Educação de Jovens e Adultos (EJA). As interessadas devem procurar a Superintendência do Programa Mais Social (Sumais), em Campo Grande, para cadastro e orientações.
O objetivo do programa, segundo a secretária Patrícia Cozzolino, é ajudar mães a retornarem ao mercado de trabalho, garantindo cuidado e educação para seus filhos em ambiente seguro. “Os programas devem ser instrumentos de passagem e não de permanência do cidadão”, afirmou.