Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 14 de Julho de 2025


Executivo Segunda-feira, 14 de Julho de 2025, 08:40 - A | A

Segunda-feira, 14 de Julho de 2025, 08h:40 - A | A

Executivo Federal

Governo federal cede áreas públicas para uso social em Mato Grosso do Sul

Medida beneficia seis municípios com espaços para escolas, igrejas e centros comunitários

Viviane Freitas
Capital News

Na última sexta-feira (11), o Incra oficializou novas autorizações e cessões de uso de áreas públicas em Mato Grosso do Sul. Os terrenos da União, agora cedidos legalmente para fins comunitários, escolares, produtivos e religiosos, beneficiam os municípios de Bonito, Eldorado, Guia Lopes da Laguna, Jaraguari e Nova Alvorada do Sul.

Segundo o deputado federal Vander Loubet (PT-MS), as áreas continuam sob domínio público, mas passam a ser utilizadas por prefeituras, associações e instituições. “A medida fortalece a cidadania, a produção de alimentos e garante estrutura, fé e dignidade às famílias assentadas”, afirmou.

As cessões permitem o funcionamento de escolas, currais comunitários, centros sociais e igrejas. Entre os assentamentos contemplados estão Guaicurus (Bonito), Bebedouro e Santa Luzia (Nova Alvorada do Sul), Rio Feio (Guia Lopes da Laguna), Floresta Branca (Eldorado) e Estrela Jaraguari (Jaraguari).

O evento de entrega foi conduzido pelos superintendentes do Incra e do Ministério do Desenvolvimento Agrário, com a presença de lideranças locais, gestores públicos e representantes de movimentos sociais e religiosos. Em Jaraguari, por exemplo, duas igrejas receberam a cessão oficial para uso das áreas.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS