A Delegacia Especializada em Repressão a Roubos e Furtos (DERF) prendeu na última sexta-feira (4), em Campo Grande, um homem de 34 anos investigado por extorsão e roubo com uso de arma de fogo, crimes ligados a um esquema de agiotagem violenta. A prisão foi realizada no bairro Tarsila do Amaral, por força de mandado expedido pela 1ª Vara Criminal da Capital.
O caso começou a ser investigado após denúncia de uma das vítimas, que relatou ter sido rendida por dois homens armados no dia 19 de maio deste ano, dentro de sua própria residência. Segundo a Polícia Civil, os autores se passaram por policiais à paisana e afirmaram contar com o apoio de uma viatura, mantendo a vítima em cárcere privado sob grave ameaça.
Durante a ação criminosa, a dupla obrigou a vítima a assinar uma nota promissória em branco e, na sequência, subtraiu diversos bens do imóvel, como uma geladeira, micro-ondas, televisão, máquina de lavar, corrente de prata e um rack. Um terceiro envolvido teria chegado em uma pick-up para transportar os objetos roubados.
Na residência do investigado, os policiais encontraram dinheiro em espécie, dois simulacros de arma de fogo, além de diversos eletrodomésticos e móveis roubados, uma motocicleta e panfletos de propaganda de empréstimos, compra de ouro e venda de celulares — indícios da atividade de agiotagem.
“A prisão preventiva foi decretada devido à gravidade dos fatos, praticados com violência e grave ameaça”, destacou a Polícia Civil.
As investigações continuam para identificar os demais envolvidos na ação criminosa.