A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS), em parceria com a Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e o Corpo de Bombeiros Militar, atuou de forma integrada para apoiar a Justiça Eleitoral nas eleições de 2024. A operação visou garantir a segurança nos locais de votação, apuração e totalização dos votos, seguindo as orientações do Tribunal Regional Eleitoral de MS, com ações voltadas para a prevenção de delitos eleitorais.
O planejamento incluiu patrulhamento contínuo nos municípios, utilizando tanto o serviço ordinário quanto o reforço do efetivo para ações de policiamento ostensivo, preventivo e repressivo. De acordo com o secretário-executivo de segurança pública, Coronel PM Wagner Ferreira da Silva, a operação ocorreu sem incidentes de maior complexidade, sendo monitorada em tempo real pelas equipes de segurança ao longo do processo eleitoral.
Para a realização das eleições, a PMMS mobilizou mais de 2.000 policiais e 100 viaturas, garantindo a cobertura em mais de 890 locais de votação. Durante a operação, foram registradas 16 prisões em todo o estado, sendo dez de eleitores e seis de candidatos, por crimes eleitorais e outros delitos, como desacato à autoridade.