Agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Campo Grande foram flagrados agredindo um jovem durante uma abordagem, conforme vídeo divulgado nas redes sociais nesta sexta-feira (11). A gravação feita por moradores mostra o momento em que um dos guardas questiona se o rapaz estaria cometendo furtos. Ele nega e afirma que fugia de uma briga.
Na sequência do vídeo, um dos guardas pisa na cabeça do jovem, que aparece com as mãos amarradas. Mesmo imobilizado, ele é agredido com chutes e arrastado até a rua, sendo colocado à força na viatura da GCM.
Após a repercussão, a Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes) informou que os guardas envolvidos foram afastados por 60 dias e tiveram as armas recolhidas. Um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) foi aberto para apurar os fatos. O afastamento foi publicado no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande) com data retroativa ao dia 9 de julho.
Em nota, a Prefeitura de Campo Grande afirmou que repudia qualquer excesso ou abuso de autoridade por parte de seus servidores e garantiu que está adotando todas as medidas cabíveis para responsabilização dos envolvidos, conforme prevê a legislação.