O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MP-MS) entrou com Ação Civil Pública contra a Prefeitura de Campo Grande devido às condições precárias de cinco viadutos da capital. Segundo o órgão, as estruturas apresentam riscos à segurança e não receberam a manutenção necessária ao longo dos últimos anos.
O caso mais grave é o do viaduto Pedro Chaves dos Santos, que, conforme vistorias, possui rachaduras, infiltrações e deformações, sendo classificado como em situação de “ruínas”. Outros viadutos, como o Dib Jorge Abussafi e o Naim Dibo, também apresentam problemas antigos, como ausência de guarda-corpos e fissuras no pavimento, constatados desde 2019.
O inquérito civil foi instaurado pela promotora Luz Marina Borges Maciel Pinheiro e acompanha o estado de conservação das estruturas desde 2019. Além dos viadutos, a investigação inclui o Brigadeiro do Ar José Hélio Macedo Carvalho, o da Rua Trindade e a ponte da Avenida Manoel da Costa Lima.
Para o MP, a manutenção adequada é essencial para garantir a segurança de pedestres e motoristas, além de evitar a deterioração das construções. A Prefeitura de Campo Grande ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso.