Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 11 de Agosto de 2025


Justiça Terça-feira, 05 de Agosto de 2025, 15:01 - A | A

Terça-feira, 05 de Agosto de 2025, 15h:01 - A | A

OPERAÇÃO CODICIA

Mato Grosso do Sul demite delegados e policiais civis por corrupção e propina

Delegados e agentes foram alvos da Operação Codicia, do Gaeco

Viviane Freitas
Capital News

O Governo de Mato Grosso do Sul publicou nesta terça-feira (5), no Diário Oficial, a demissão de dois delegados, um escrivão, um investigador e um perito criminal. Eles foram envolvidos em um esquema de corrupção revelado pela Operação Codicia, deflagrada pelo Gaeco em 2022, que apurou o recebimento de propina e outras práticas ilegais.

Entre os demitidos estão os delegados Rodrigo Blonkowski e Patrick Linares da Costa, além dos policiais civis Jonatas Pontes Gusmão, Márcio André Molina Azevedo e Rogério Insfran Ocampos. As investigações apontaram crimes como peculato, corrupção ativa e passiva, associação criminosa e desvio de dinheiro público.

A operação teve início após denúncia de cobrança ilegal para liberação de veículos apreendidos. Em uma das fases, foram encontradas munições irregulares na casa do delegado Blonkowski. Também foi identificado o envolvimento de policiais na retirada e comercialização de drogas armazenadas em depósitos da delegacia.

Todos os envolvidos foram denunciados e condenados. Patrick Linares, inclusive, perdeu a oportunidade de assumir o cargo de juiz substituto, após ser aprovado em concurso. A Justiça entendeu que os réus usaram os cargos públicos para benefício próprio e mantinham um esquema de corrupção dentro das delegacias.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS