Reunião com representantes do Ministério Público, Ibama e Instituto Chico Mendes define parcerias para realização de diagnóstico ambiental para os rios Laranjai e Tejuí, em Naviraí/MS.No dia 23 de janeiro, representantes do Ministério Público, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) reuniram-se, sob a coordenação do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente (CAOPJMA), para acertar um termo de cooperação técnica.
Foi enfatizada a importância de dialogar com todos os setores, bem como a Prefeitura, sobre agricultura familiar, além de dar ênfase à proteção dos rios com a realização do levantamento ambiental, que, segundo sugestão, será feita por uma empresa especializada. Para a assinatura do termo, haverá uma nova reunião no dia 16 de fevereiro.
A Procuradora de Justiça Marigô Regina Bittar, coordenadora do CAOPJMA, afirmou que outros órgãos serão convidados a firmarem a parceria ambiental e a assinatura do termo, a exemplo da própria prefeitura de Naviraí, o Incra, Agraer e o Sindicato Rural. Ficou acertado, entre os presentes na reunião, que a Polícia Ambiental de Dourados também será contactada.
Pelo MPE, participaram a Procuradora de Justiça Marigô Regina Bittar, os promotores de justiça Alexandre Lima Raslan e Luiz Gustavo Camacho Terçariol (atuante em Naviraí). O objetivo é fazer um diagnóstico dos rios Laranjai e Tejuí, bem como um levantamento ambiental das propriedades que os margeiam. (Com Informações: Assessoria)