Psitacose, Clamydiose ou ornitose é uma das mais freqüentes doenças em aves de maior interação com os humanos, e entre estas estão as Calopsitas, periquitos Australianos e outros psitasídeos. A doença tem diagnósticos deficientes no Brasil o que dificulta seu tratamento.
Os agentes infecciosos presentes são as clamydias Psitacci e a clamydia Miygawanella, organismos intermediários entre os vírus e bactérias. É uma doença muito comum em criatórios com super-população de aves em único viveiro ou gaiola.
A doença também aparece com falta de higiene, onde possuem aves estressadas por excesso de barulho, e estes agentes infecciosos são eliminados pelas fezes nas vasilhas em que se acondicionam rações e como nas Salmoneloses, por fezes secas que viram pó e contaminam todo criatório via aérea.
É uma doença considerada uma zoonose, já que podem acometer os seres humanos, e nestes humanos acometidos por esta terrível doença se apresentam como pneumonia atípica, porém a doença pode ser curada com tratamentos relativamente fáceis com Tetraciclinas, que tem demonstrado excelentes índices de cura, tanto nos humanos quanto nas aves.
Doutor Dário Lopes - Médico Veterinário - CRMV-MG 2011, de Minas Gerais, é especializado em Extensão e Administração Rural (Emater-MG), avicultura industrial Granja Novo Horizonte
Mais informações sobre a criação de pássaros você encontra no www.avesenoticias.com.br