Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Educação e Carreira Segunda-feira, 02 de Dezembro de 2019, 12:11 - A | A

Segunda-feira, 02 de Dezembro de 2019, 12h:11 - A | A

Coluna Educação e Carreira

Quer saber mais sobre psicologia? Veja esses 4 filmes sobre o tema

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Prepare-se para a carreira de psicólogo assistindo filmes que relatam temas importantes sobre o assunto

Divulgação

ColunaEducaçãoECarreira

Com a chegada do final do ano, muitos estudantes já começam a fazer os vestibulares para as carreiras desejadas. Em alguns casos, ainda podem existir dúvidas sobre qual caminho seguir, valendo a pena optar por um cursinho ou esperar um pouco mais de tempo até sentir que uma determinada área chama mais atenção.

Nos últimos anos tem crescido o interesse de estudantes pela graduação na faculdade de psicologia. Em um cenário cada vez mais complexo das relações humanas, entre crises econômicas e a dificuldade para visualizar um futuro com mais esperança, o interesse pela psicologia se torna cada vez maior.

Se você está pensando nessa área, veja alguns filmes imperdíveis que ajudam a entender um pouco mais sobre o papel do psicólogo e da psicologia no mundo.

Cisne Negro
Darren Aronofsky, diretor de “Cisne Negro”, “Mãe!” e “Réquiem Para Um Sonho”, sempre tenta abordar questões psicológicas em suas obras para o cinema. Em Cisne Negro, ele acompanha a trajetória de uma bailarina que se divide entre as cobranças da mãe para ser uma excelente bailarina, a busca por um grande desempenho e a violência auto infligida. O filme consegue ser perturbador ao fazer com que o espectador acompanhe as aflições da personagem principal.

Um estranho no ninho
A personagem interpretada por Jack Nicholson comete um crime e, para tentar evitar ir para a cadeia, faz sua estratégia de defesa baseada em um desequilíbrio mental. Ao final do julgamento, ele é conduzido para uma instituição psiquiátrica. O filme aborda os abusos dentro das instituições que lidam com doenças mentais e é um importante aliado da luta antimanicomial.

Silêncio dos Inocentes
Para tentar compreender os próximos passos de um serial killer, uma agente do FBI busca a ajuda de um outro serial killer. Clarice negocia com o perigoso Hannibal Lecter para criar a melhor estratégia para prender outro assassino, que está causando diversas mortes. Através de uma psicologia de manipulação, Lecter faz de tudo para conseguir sua liberdade com o apoio do FBI.

Nise – O coração da loucura
Baseado na vida e na luta de Nise da Silveira, importante médica psiquiatra brasileira, o filme trata do método criado por Nise para tratar pacientes com diagnósticos de doenças mentais severas. Através da arte, da atenção e da recuperação da dignidade dessas pessoas, a médica e sua equipe começa a notar melhoras significativas em pacientes que apresentavam agressividade e pouca autonomia.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS