Controlar estoques de forma dinâmica e eficiente é um processo fundamental para as empresas maximizarem seus lucros e evitarem desperdícios
Toda empresa que atua no setor de comércio e varejo enfrenta um desafio em comum: o controle de estoques. Seja vendendo diretamente para o público ou atuando como distribuidor para os lojistas do ramo, controlar estoques de forma dinâmica e eficiente sempre foi um dos processos de gestão mais difíceis da área, independente do porte do empreendimento.
O controle de estoques é importante por dois motivos: garantir que há produtos suficientes para suprir a demanda do público e evitar reposições desnecessárias. Ao assegurar esses dois pilares, a empresa consegue maximizar seus lucros e evitar prejuízos causados por desperdícios, um risco que pode surgir com frequência ao repor produtos que já se encontram em boa quantidade ou perder lotes de itens perecíveis.
Desde um pequeno lojista até uma megacorporação que distribui produtos, é indispensável adotar um sistema eficaz de controle de estoques. Empreendimentos que atuam no e-commerce precisam de atenção especial, pois se cria uma necessidade ainda maior de manter uma supervisão minuciosa. Na internet, é muito mais fácil perder a noção do quanto foi vendido e o quanto sobrou em posse da empresa, especialmente quando a operação é híbrida – ou seja, também envolve comércio físico.
Atualmente, a metodologia mais utilizada no mercado são os softwares de gestão voltados para controle de estoques. Além de ter profissionais dedicados exclusivamente para a supervisão dos seus produtos, as empresas também investem em tecnologias que atualizam seus sistemas automaticamente, sempre que um lote chega ou deixa seus galpões.
A tecnologia vem sendo crucial em garantir um controle de estoques mais preciso na rotina empresarial. Automatizar a contagem de itens e atualização de sistemas reduz os riscos de erros e auxilia os gestores a manterem tudo mais organizado, o que antigamente não era possível devido às limitações de recursos. É por isso que investir nas ferramentas certas acaba sendo fundamental para qualquer empreendimento, independente do porte.
Isso também não descarta métodos mais tradicionais, que podem complementar as funções dos softwares e ferramentas tecnológicas que forem implementados. A fórmula do estoque final, por exemplo, ainda é amplamente utilizada para definir o custo das mercadorias vendidas, levando em consideração a quantidade disponível em estoque e o valor investido em compras em um determinado período.
Ao combinar tecnologia com técnicas tradicionais, as empresas conseguem explorar o melhor dos dois mundos e otimizar sua gestão de estoques a um patamar muito mais eficaz.