Segunda-feira, 29 de Abril de 2024


Educação e Carreira Quinta-feira, 04 de Abril de 2024, 12:27 - A | A

Quinta-feira, 04 de Abril de 2024, 12h:27 - A | A

Coluna Entrelinhas da Notícia

CDB: segurança e rentabilidade na renda fixa

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Conheça os benefícios e como investir no Certificado de Depósito Bancário, opção estável e rentável para os investimentos

champpixs / iStock

ColunaEducaçãoECarreira

..

Investir em renda fixa é uma alternativa inteligente para aqueles que buscam segurança e rentabilidade em seus investimentos. Neste contexto, um dos principais produtos de renda fixa é o Certificado de Depósito Bancário (CDB), que vem se destacando cada vez mais como uma opção atrativa no mercado financeiro.

No entanto, é preciso compreender o que é o CDB, que por sua vez nada mais é que um título de renda fixa emitido por bancos, com o objetivo de captar recursos para suas atividades. Funciona de forma bastante simples: o indivíduo empresta dinheiro ao banco e, em troca, recebe uma remuneração, que pode ser pré ou pós-fixada, de acordo com o combinado no momento da aplicação.

Volatilidade

Volatilidade e previsibilidade são características fundamentais que distinguem os investimentos em renda fixa e renda variável. A renda fixa é conhecida por sua menor volatilidade, tornando os investimentos menos suscetíveis às flutuações diárias do mercado, e também oferece uma maior previsibilidade de retorno.

Isso ocorre porque os investimentos em renda fixa geralmente seguem índices de referência, como taxas de juros ou índices de inflação, o que proporciona uma estimativa mais clara dos ganhos esperados.

Por outro lado, a renda variável é mais exposta à volatilidade do mercado, o que significa que o valor do investimento pode variar significativamente em curtos períodos. Além disso, a previsibilidade dos retornos na renda variável é menor, pois os resultados estão mais sujeitos às condições do mercado, tornando mais desafiador prever com precisão os resultados futuros.

Vantagens do CDB

Tendo em vista as questões de volatilidade, uma das vantagens do CDB é a sua segurança. Como é emitido por instituições financeiras, o investimento possui a garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) para aplicações de até R$ 250.000,00 por CPF e por instituição financeira, garantindo a devolução do valor investido em caso de falência da instituição.

Além da segurança, o CDB também oferece uma boa rentabilidade. As taxas de remuneração costumam variar de acordo com o prazo de vencimento e o valor investido, mas, de forma geral, são superiores às oferecidas pela poupança e outros investimentos de baixo risco.

Aplicação

Para aplicar em um Certificado de Depósito Bancário (CDB), primeiro é necessário escolher a instituição financeira na qual deseja investir e abrir uma conta, se necessário. Em seguida, vale pesquisar as opções de CDB disponíveis, comparar taxas de juros, prazos e outras condições.

Após escolher o CDB adequado, é preciso entrar em contato com a instituição financeira para realizar o investimento. Uma vez investido, é recomendável acompanhar o desempenho do investimento ao longo do tempo, além de estar ciente dos riscos envolvidos, não deixando de buscar a ajuda de um profissional de investimentos para orientação.

Ou seja, com a garantia do FGC e a possibilidade de escolher entre diferentes prazos e taxas de remuneração, o CDB se destaca como uma opção interessante para quem busca diversificar seus investimentos e obter bons resultados no mercado financeiro.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS