O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae em Mato Grosso do Sul, Luiz Cláudio Sabedotti Fornari e o governador do Estado, André Puccinelli entregaram na noite de sexta-feira, 14 de março, o troféu Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor – Senador Ramez Tebet para o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho.
A solenidade contou com as presenças de prefeitos, do senador Valter Pereira, deputado federal Dagoberto Nogueira, os deputados estaduais Paulo Corrêa, Paulo Duarte e Dione Hashioka, diretoria do Sebrae, o empresário Ueze Elias Zahran, entre outros empresários da Capital e do interior do Estado.
No anúncio ao primeiro lugar, Fornari agradeceu a todas as prefeituras participantes, pelo trabalho em prol do desenvolvimento de pequenos negócios. “Toda premiação é injusta quando temos grandes competidores como esta safra fantástica de prefeitos. Parabenizo Nelson Trad Filho e a todos os inscritos pelo empenho, criatividade e espírito empreendedor”.
Trad Filho esteve na disputa com o projeto “Empreendedorismo no Combate à Dengue”, com outras 27 prefeituras sul-mato-grossenses. Dentre as ações de seu projeto, o prefeito destacou o incentivo à comunidade na coleta e reciclagem de resíduos sólidos, também à limpeza e reocupação de grandes depósitos de entulhos, como forma de evitar a epidemia de dengue, registrada no ano passado na Capital, e à implantação de empresas de reciclagem. “Coletando o material e vendendo às empresas, formamos uma rede, demos a volta por cima e conseguimos conscientizar a população. O empreendedorismo venceu a dengue em Campo Grande”, disse.
Projetos destacados
A premiação concedeu, ainda, o troféu de segundo lugar para o prefeito Ruiter Cunha, de Corumbá, cidade com 101.089 habitantes, e terceiro colocado para a prefeita Sandra Cassone, de Itaquiraí, município com população de 17.751.
A administração de Corumbá tem investido no turismo como opção de trabalho e renda, através da criação de calendário de atividades, melhoria de infra-estrutura, capacitação para o Turismo e divulgação do município. “A escolha da atividade turística é obvia, não apenas por ser tradicional, mas pelo valor social superior das atividades decorrentes do turismo”, explica Ruiter.
Já em Itaquiraí, o desenvolvimento passa pela sustentabilidade, com ações de inserção de mulheres da zona rural em atividades como o artesanato de fibras, a confecção de bijuterias, plano para a agricultura familiar, rede de água em assentamentos rurais e preservação do meio ambiente. “Nossa proposta é efetivamente resolver os problemas que afetam a vida das pessoas”, diz Sandra.
Participaram também da disputa e receberam o Certificado de Prefeito Empreendedor, da V Edição do Prêmio Sebrae, os prefeitos de Amambai, Sérgio Diozébio Barboza; Angélica, João Donizete Cassuci; Bandeirantes, Obadias de Lana; Batayporã, Jercé Euzébio de Souza; Brasilândia, Antonio de Pádua Thiago; Chapadão do Sul, Jocelito Krug; Coronel Sapucaia, Ney Kuasne; Costa Rica, Waldeli dos Santos Rosa; Fátima do Sul, Ilda Salgado Machado; Guia Lopes da Laguna, Nelson Inácio Moreno; Itaporã, Marcos Antônio Paco; Ivinhema, Renato Peiretti Câmara; Japorã, Rubens Freire Marinho; Jardim, Evandro Antonio Bazzo; Juti, Neri Muncio Campagnoni; Maracaju, Maurílio Ferreira Azambuja; Mundo Novo, Humberto Carlos Ramos Amaducci; Nova Andradina, Roberto Hashioka Soler; Ponta Porã, Flávio Kayat; Rio Brilhante, Donato Lopes da Silva; São Gabriel do Oeste, Adão Unirio do Oeste; Selvíria, José Dodô da Rocha; Sete Quedas, Sergio Roberto Mendes e de Taquarussu, Genivaldo Medeiros dos Santos.
Lei Geral
Apesar de, em Mato Grosso do Sul, nenhum projeto inscrito no Prêmio contemplar a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, critério valorizado pela V Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, a avaliação procurou destacar as ações de estímulo ao empreendedorismo com base nas diretrizes da Lei.
No Estado, três prefeituras aderiram recentemente à Lei Geral: Três Lagoas, Corumbá e Chapadão do Sul. Durante a premiação, os prefeitos dos municípios, Simone Tebet, Ruiter Cunha e Jocelito Kruger, discursaram sobre as vantagens da adoção da Lei Geral em suas cidades. O objetivo é estimular outros administradores públicos a fazerem o mesmo e criar um ambiente favorável às micro e pequenas empresas.
O Prêmio
Considerado balizador de consulta para os municípios, o Prêmio destaca projetos que beneficiam as micro e pequenas empresas locais. Com as eleições municipais, neste ano, a premiação cumpre papel importante, pois dá destaque às gestões públicas que têm trabalhado em prol do empreendedorismo e do desenvolvimento de negócios.
A partir desta edição, no Estado, recebe o nome de Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor – Senador Ramez Tebet, em homenagem e memória ao político, que foi prefeito de Três Lagoas, e contribuiu para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.