Campo Grande Segunda-feira, 17 de Junho de 2024



Eventos Quinta-feira, 02 de Abril de 2015, 18:23 - A | A

Quinta-feira, 02 de Abril de 2015, 18h:23 - A | A

Feira Central

Festa do Peixe agita Feira Central durante o feriado

Kemila Pellin
Capital News

A oitava edição do Festival do Peixe de Campo Grande começa nesta quinta-feira (2) e segue até domingo (5) na Feira Central. A festa traz para o público atrações culturais, fazendinha com peixes da região, danças, show musicais e a culinária com peixe. De acordo com os organizadores, o Festival do Peixe terá 28 restaurantes servindo pratos especiais de peixes da fauna do Pantanal.

 

A abertura oficial está programada para ás 19h30min com a presença de autoridades e a apresentação da Cozinha Show realizada em parceria pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Agronegócio (Sedesc) Serviço Social do Comércio (Senac). O Ministério da Pesca também participará da feira, o que possibilitará aos interessados, requisitar a carteira profissional de pescador durante o evento.

 

Cozinha Show
A Cozinha Show terá um palco montado pela Sedesc onde os profissionais do Senac vão ensinar as diferentes técnicas de manuseio dos peixes. Durante os dias da Feira, o público que se inscrever na Cozinha Show poderá participar de duas oficinas que acontecerão a partir das 19h30min. A primeira acontece na sexta-feira (3) e vai ensinar a fazer o Ceviche de Tilápia - que são tirinhas para sashimi e a Ventrecha de Pacu – feitas com costelinhas de pacu. A segunda oficina, no sábado (4) vai oferecer a técnica da Mojica do Pintado. Após o curso, os cortes produzidos pelos participantes vão passar pelos cozinheiros do Senac e serão servidos aos alunos para degustação.

O superintendente destaca que em Campo Grande existem hoje mais de 30 psiculturas ativas e inativas e o desafio é estimular os produtores a retomar a psicultura aumentado a produção local. De acordo com levantamento feito pelas Sedesc em supermercados e peixarias, a capital tem hoje um consumo de 35 toneladas por mês de peixe. “Esse consumo é considerado baixo e estamos trabalhando para aumentar a produção, estimular o consumo e deixar o peixe mais fácil na mesa do campo-grandense”, anunciou.

Para fomentar a atividade na capital, a Sedesc oferece aos psicultures capacitação e assistência técnica. Nesta semana, acontece o encerramento e formatura da primeira turma de psicultores capacitados por meio do Pronatec pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) no curso Manejo de Peixes em Tanques Escavados.

 

Programação:

02.04 – Quinta-feira
19h30min – Abertura com a presença de autoridades e em seguida apresentação da Cozinha Show – Sedesc/Senac.
20horas – Shows com Gilson e Júnior, Paulo Sérgio, Marlon Maciel e Isac & Ferrant.

03.04 – Sexta-feira
12 horas – Feira aberta para o almoço
20 horas – Cozinha Show
Apresentação Cultural - Saxofonista Marcos Gonçalves e Grupo
Filme – Paixão de Cristo

04.04 – Sábado
Apresentação de atividades ao longo dia
Exposição Fazendinha
12 horas – Feira aberta para o almoço e Sarau com Duda Marques
19h30min Cozinha Show – Sedesc/Senac

05.04 – Domingo
12 horas – Feira aberta par almoço e Sarau com Paulo Góes
17 horas às 21 horas – Passeio com pequenos animais
19h30min – Cozinha Show – Sedesc/Senac
20 horas – Danças gaúchas e Árabes
Show com Grupo Sampri

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS