Campo Grande Segunda-feira, 17 de Junho de 2024



Eventos Sexta-feira, 20 de Março de 2015, 12:56 - A | A

Sexta-feira, 20 de Março de 2015, 12h:56 - A | A

Ciberjor UFMS abre inscrições de trabalhos para o 6º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo

Taciane Peres - Capital News

O Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo da UFMS abriu Chamada de Trabalhos para o 6º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo. O evento acontece entre os dias 1 e 3 de junho, no auditório do Bloco MultiUso na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O 6º Simpósio de Ciberjornalismo terá a participação do jornalista, pesquisador e professor da Universidade da Beira Interior, UBI, de Portugal, João Canavilhas, considerado referência internacional na pesquisa em ciberjornalismo. Canavilhas é autor da proposta de texto jornalística que substitui a tradicional “pirâmide invertida” pelo que ele denomina de “pirâmide deitada” no produção do ciberjornalismo, que estabelece uma nova forma de produção jornalística na Internet.

Com informações do Dourados Agora, o 6° Simpósio Internacional de Ciberjornalismo terá a participação de pesquisadores brasileiros de referência no desenvolvimento do Ciberjornalismo com a realização do 3º Seminário Inter-Grupos de Pesquisa que reunirá os pesquisadores que participam da Rede de Pesquisa Aplicado Jornalismo o e Tecnologias Digitais, Rede JorTec, além do professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC-RS, Eduardo Pellanda que realizou pesquisa de pós-doutoramento no Instituto Massachusetts de Tecnologia, MIT. O Simpósio de Ciberjornalismo de 2015 se consolida como evento de caráter internacional. Essa denominação é decorrente da participação de pesquisadores e profissionais de outros países nas edições anteriores e confirmada na edição deste ano.

O Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo – CIBERJOR-UFMS abre a Chamada de Trabalhos para o 6º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo com o tema “Performance em ciberjornalismo: tecnologia, inovação e eficiência”. Poderão inscrever trabalhos no Simpósio professores e acadêmicos de Comunicação ou áreas afins, que tenham pesquisa relacionada ao tema do evento, tanto da graduação quanto da pós-graduação para a modalidade de Comunicação Oral.

São temas de interesse do Simpósio:

Cibercultura e Mídia; – Rotinas produtivas em tempo de convergência; – Estudos de Ciberjornalismo e Mídias Sociais; – Interatividade, Novas Narrativas e Convergência; – Jornalismo e mídias móveis; – Ensino de Ciberjornalismo; – Big Data para o ciberjornalismo – Interfaces do jornalismo na internet – Sociedade Digital

Os abstracts (resumos) devem ser encaminhados até o dia 31 de março para o e-mail do Simpósio – [email protected], usando exclusivamente o formulário abaixo:
Links para formulários

Os aceites serão divulgados até o dia 05 de abril. Se aprovados pela comissão, os trabalhos completos (artigos) devem ser enviados para publicação em anais na data limite de 15 de maio.
Regras

Os trabalhos devem ter como foco um dos temas do Simpósio ou abordarem o Ciberjornalismo.
Cada participante poderá fazer a inscrição em dois trabalhos: um trabalho como autor (a) e um como co-autor (a), desde que orientador do trabalho.
Os resumos devem ser enviados exclusivamente por meio do formulário de submissão.•.
O (s) autor (es) deve (m) se atentar impreterivelmente para os prazos e enviar o artigo completo até a data limite e na formatação exigida (no papel timbrado e em pdf) para que seja publicado nos Anais. Ver item formatação dos artigos completos.
O trabalho só será publicado nos Anais se for apresentado oralmente no Simpósio pelo autor e ou co-autor.
O 6º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo não cobre quaisquer despesas dos participantes, independente da aprovação de trabalho.

Formatação de artigos

Utilizar este TEMPLATE e de acordo com a formatação orientada abaixo: O trabalho deve ser enviado no modelo anexo, no devido papel timbrado do Simpósio e em arquivo formato pdf.

O trabalho deve ter mínimo de 12 e máximo de 20 páginas, numeradas.

A primeira página deve conter: o título do trabalho, abaixo do cabeçalho, fonte Calibri, corpo 16, negrito, espaço entrelinhas simples (1,0), centralizado; nome do (a) autor (a) ou dos (as) co-autores (as), abaixo do título, em Calibri, corpo 12, negrito, alinhado junto à margem direita da página. A partir do nome será aberta uma nota de rodapé, na primeira página, na qual será exposto um breve currículo dos autores: no máximo, cinco linhas por autor (a) ou co-autor (a), em Calibri, corpo 10, entrelinhas simples (1,0), justificado.

Resumo: abaixo do nome do (a) autor (a) ou dos (as) co-autores (as), máximo de 15 linhas em Calibri, corpo 12, alinhado nas margens esquerda e direita (justificado); com espaço entrelinhas simples (1,0).

Seguido das palavras-chave: de três a cinco, separadas por ponto, em Calibri, corpo 12, alinhado à esquerda.

Corpo do texto: virá a partir da segunda página, na fonte Calibri, corpo 12, entrelinhas 1,5, alinhado nas margens esquerda e direita (justificado);

Subtítulos (ou títulos de capítulos e seções): Calibri, corpo 12, em negrito, alinhados junto à margem esquerda, com uma linha de espaço antes e depois;

Referências Bibliográficas: mesma formatação do corpo do texto e seguindo as demais normas da ABNT.
Apresentação

a) O trabalho só poderá ser apresentado (em qualquer hipótese) pelo(a) seu/sua respectivo (a) autor (a), admitindo-se a apresentação coletiva no caso de trabalho produzido em co-autoria;

b) Terá direito à apresentação do trabalho nos GTs somente o (a) autor (a) que, além de cumprir as demais normas desta Chamada de Trabalhos, efetuar o pagamento da taxa de inscrição.

c) Cada trabalho terá de dez a quinze minutos de apresentação e mais cinco minutos de discussão com a audiência.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS