Dois espetáculos beneficentes no histórico Theatro da Paz, em Belém (PA), vão colocar o Pantanal no centro dos holofotes durante a COP 30. Realizados pelo SOS Pantanal em parceria com o governo estadual, os eventos pretendem unir cultura, sustentabilidade e ação política. “É a arte sendo ponte entre emoção, memória coletiva e mobilização ambiental”, afirma a organização.
No dia 13 de novembro, Ney Matogrosso sobe ao palco com o espetáculo “Voz & Piano”, ao lado do pianista Leandro Braga. Já em 21 de novembro, é a vez de Lenine apresentar show voz e violão, com abertura do artista indígena Eric Terena. Parte da arrecadação dos ingressos será revertida para ações de conservação do bioma, segurança hídrica e prevenção de incêndios.
A escolha do Pantanal como foco tem relação direta com sua importância climática: apesar de ocupar apenas 6% da superfície terrestre, as áreas úmidas absorvem tanto carbono quanto todas as florestas do mundo juntas. “A Rota Bioceânica, os incêndios e a urgência ambiental reforçam que o Pantanal precisa ser prioridade”, destacou o SOS Pantanal.
Com capacidade para 900 pessoas, o Theatro da Paz é uma das casas de espetáculo mais antigas do país e símbolo cultural da Amazônia. Para os shows, parte dos assentos será reservada a projetos sociais locais e representantes internacionais. Haverá ainda venda de produtos exclusivos e ativações no saguão, a partir das 19h.
As vendas de ingressos já estão abertas para o público geral e empresas, com cotas sociais voltadas ao programa Usipaz. Os bilhetes estão disponíveis online pelo site Ticket Fácil, e também na bilheteria do teatro para público estrangeiro. Mais informações estão disponíveis em www.sospantanal.org.