O ex-ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega, faz, nesta quinta-feira à noite (24/05), a partir das 20 horas, no auditório principal do Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande (MS), a palestra “Panorama e Perspectivas da Economia Brasileira e Global”, durante a Expo-MS Industrial 2012. Atualmente, o economista atua como consultor de empresas, sendo inclusive sócio da Tendências Consultoria Integrada, e colunista da revista Veja.
Como ministro da Fazenda, contribuiu para o último passo desse amplo conjunto de avanços institucionais: a extinção do orçamento monetário, um orçamento paralelo que não passava pela aprovação do Congresso.
O Brasil passou a ostentar um conjunto moderno de instituições fiscais, que tornaram as contas públicas uma das mais previsíveis e transparentes do mundo, de acordo com órgãos multilaterais como FMI, Banco Mundial e Organização para Cooperação e Desenvolvimento (OECD), que congrega os países desenvolvidos. Depois disso, todas as receitas e despesas passam pelo orçamento da União - e pelo Congresso Nacional.
Na prática, ele foi ministro da Fazenda em um dos períodos mais difíceis da economia brasileira, participando do Plano Bresser (1987) e liderando o Plano Verão (1989), tentativas que não tiveram êxito em estabilizar os preços. Nesse período, se iniciaram as medidas para abrir a economia brasileira, as quais viriam a ser aceleradas a partir de 1990.
(Com informações da Assessória Fiems)