Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 19 de Setembro de 2025


Educação Segunda-feira, 08 de Dezembro de 2008, 17:50 - A | A

Segunda-feira, 08 de Dezembro de 2008, 17h:50 - A | A

Alunos continuam estudando mesmo com atenção especial para saúde

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Para garantir que os alunos continuem seus estudos mesmo em situações que necessitam de atenção especial com a saúde, um dos mecanismos realizados atualmente é a manutenção de classes hospitalares. Com toda a estrutura de um colégio comum, as classes hospitalares atendem os alunos que, via de regra, permanecem muito tempo dentro da instituição de saúde.

Em Campo Grande, acontece de hoje (8) até quarta (10) o I Encontro de Classes Hospitalares de Mato Grosso do Sul. O evento é promovido pela Secretaria de Educação (SED) em parceria com os hospitais e instituições de saúde do Estado.

“A classe hospitalar é a maneira encontrada para o aluno continuar seus estudos, ainda que sejam consideradas suas condições e necessidades no momento. Já ouvimos alguns depoimentos que comprovam a melhora dos pacientes que permanecem estudando enquanto se tratam”, afirma Jucélia Linhares Granemann, responsável da SED pelas classes hospitalares.

Jucélia acrescenta que os pacientes conseguem, por meio das atividades da classe hospitalar, aceitar com maior facilidade a internação e compreendem a importância de cuidar da saúde. O professor que atua na classe hospitalar é cedido pela SED e desenvolve, juntamente com a instituição de ensino a que o aluno esteja matriculado, todos os conteúdos curriculares, além de atividades artísticas, lúdicas e culturais.

Para a pedagoga Eneida Simões da Fonseca, professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e que atua em classes hospitalares há 25 anos, o encontro realizado em Campo Grande é especial e único. “Com esse evento, é possível fortalecer os vínculos entre os professores, enriquece a prática entre os profissionais e divulga esse filão de trabalho para acadêmicos que desconhecem essa área, mas que podem se interessar pelo trabalho”, disse Eneida.

As classes hospitalares atendem alunos da educação infantil, ensino fundamental e médio, e educação de jovens e adultos. Durante o I Encontro, estão expostos trabalhos artísticos e manuais realizados no Hospital Regional, Santa Casa de Campo Grande, Hospital Universitário (de Campo Grande e Dourados), São Julião, Associação dos Amigos das Crianças com Câncer, entre outros.

O evento reúne cerca de 300 profissionais da educação e da saúde. Ao todo, serão 32 palestrantes, incluindo profissionais de outros Estados, como Rio de Janeiro, Bahia e Paraná. O I Encontro de Classes Hospitalares de MS acontece no bloco V da Uniderp, que fica na Avenida Ceará, 333. (Notícias MS)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS