Durante o inverno, o comportamento do consumidor se transforma e impacta diretamente o mercado da Ceasa/MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul). Se por um lado há queda no consumo de frutas, por outro, a procura por legumes e hortaliças aumenta significativamente, conforme explica o diretor de Abastecimento e Mercado da Ceasa, Fernando Begena.
Segundo ele, cresce a demanda por produtos como abóbora, cenoura, batata, além de temperos frescos como salsinha, cebolinha e coentro. “Essas hortaliças incrementam uma infinidade de sopas e caldos, muito consumidos pela população nesse período. Quem busca qualidade, sem dúvida, encontra esses produtos aqui na Ceasa/MS”, afirma.
O aumento nas vendas é confirmado pelos comerciantes. Na JS Saraíva, por exemplo, a batata-doce é o carro-chefe, mas o destaque da estação também inclui moranga, abóbora cabotiá e alho. De acordo com o vendedor Edson Carlos, as vendas sobem até 30% no inverno. “No frio, os clientes tendem a adotar uma alimentação mais ‘pesada’, com mais condimentos e legumes cozidos”, diz.
Enquanto isso, as frutas exigem atenção redobrada com a qualidade, já que as baixas temperaturas comprometem a produção em algumas regiões fornecedoras. Proprietário da WB Bananas, Wandré Barbosa explica que, mesmo com a queda no consumo, a busca por qualidade é constante. “Conseguimos manter o padrão para atender o público que segue fiel, especialmente no caso da banana”, afirma.
Em contrapartida, a melancia sofre grande impacto nesta época. O gerente da WR Hortifruti, Ruan Carlos Souza, relata que a redução na procura pode chegar a 70%. Para atrair clientes, o preço do quilo da fruta está, em média, R$ 1,50, segundo dados da Dimer (Divisão de Mercado e Abastecimento). “É uma fruta refrescante, por isso é mais consumida no calor. No frio, a saída diminui bastante”, completa.